Prefeitura, secretarias municipais, coletivos e Seejuv se unem contra as drogas em Matinha

| 0 comentários

Na manhã desta quinta-feira, 21, a Secretaria de Estado da Juventude realizou um debate contra as drogas, na cidade de Matinha na Baixada Maranhense. O evento faz parte de uma série de diálogos sobre drogas com jovens de 10 municípios do interior do estado e integram a Campanha Juventude Prevenida, com o objetivo de reduzir os índices de vulnerabilidade dos jovens maranhenses em ISTs/AIDS, gravidez na adolescência, alcoolismo, tabagismo, dependência química, suicídio, trabalho infantil, exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens, dentre outros.

Em Matinha, a ação é coordenada pela Secretaria de Juventude, com apoio do Proerd, Semed e outras organizações do município. Os diálogos foram realizados no Sindicato dos Servidores Municipais. Estiveram presentes a secretária de Juventude do Estado, Tatiana e sua comitiva; a prefeita Linielda de Eldo; a secretária de Juventude do município de Matinha, Vivânia Gonçalves e a secretária municipal de Educação, Zilda Cantanhede.

Ainda estavam presentes o sargento da Polícia Militar e vereador Carlos César; o coordenador geral da Fazenda do Amor Misericordioso, Marcelo; e os alunos das escolas CEMA, escola Maria da Conceição Bastos Cunha (do povoado Ilha Verde) e escola Aniceto Mariano Costa, os quais vieram acompanhados de seus professores.

O encontro foi promovido por conversas a despeito dos males das drogas, vídeo expondo os males causados pelas drogas, testemunho do jovem Márcio (ex-dependente de drogas), que se recuperou com a ajuda da Fazenda do Amor Misericordioso em Pinheiro. Houve uma palestra rápida do Soldado Jediael, encerrando com dinâmicas por parte da equipe da Secretaria de Juventude do Estado do Maranhão.

Os diálogos serão realizados na capital e nos municípios de São Bernardo, Belágua, São Benedito do Rio Preto, Presidente Vargas, Cajari, Viana, Matinha, São João Batista, São Vicente Ferrer e Cajapió. Em São Luís, além do Centro de Ensino Médio Benedito Leite, a atividade será levada para o CAPs.

A Seejuv desenvolve ações da Campanha Juventude Prevenida desde 2015. A campanha é realizada durante todo o ano com quatro edições abordando os seguintes temas: prevenção a ISTs/AIDS, alcoolismo, acidentes de trânsito (fevereiro), prevenção à violência e exploração sexual de crianças, jovens e adolescentes (maio), prevenção às drogas (junho e julho) e prevenção ao suicídio (setembro).

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.