Publicidade

Prefeitura realiza formação continuada do PNAIC 2017/2018 em Matinha

| 0 comentários

A Secretaria Municipal de Educação de Matinha, na semana passada, deu início à Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, que este ano está contemplando as modalidades Pré-Escola e o Ciclo de Alfabetização do 1°ao 3° ano, tendo por objetivo contemplar as discussões e diálogos entre as teorias de ensino, os conteúdos escolares e as práticas pedagógicas com ênfase em leitura, escrita e letramento matemático.

O evento foi realizado na escola Prof° Joaquim Inácio Serra, da Rede Municipal de Ensino, e contou com a presença de professores, gestores e coordenadores escolares, além da prefeita Linielda de Eldo e da secretária de Educação, Zilda Cantanhede, além da vereadora Rosiolete Veloso, na abertura da capacitação. A formação foi especificamente para coordenadores e formadores locais, professores alfabetizadores e coordenadores. No total, 61 professores alfabetizadores e 26 coordenadores pedagógicos participaram na formação da Pré-Escola.

Já no Ciclo de alfabetização do 1° ao 3° ano, 108 professores alfabetizadores e 18 coordenadores pedagógicos se fizeram presentes. De acordo com a coordenadora Naura Cutrim, a capacitação teve como objetivo discutir as diretrizes do Pnaic 2017/2018, com ênfase na Avaliação Nacional da Alfabetização no Maranhão e concepção de oficina pedagógica no Maranhão, além da integração dos saberes no ciclo de alfabetização: diversidade, inclusão e currículo, integrando Saberes na Pré-Escola.

Em conversa com o blog, a secretária de Educação ressaltou que há muitos desafios que precisam ser superados para dar à educação de Matinha o patamar de qualidade. “O PNAIC é uma ferramenta que vai contribuir para uma educação de qualidade, o que irá melhorar o desempenho dos professores em sala de aula, garantindo assim o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, o que vai refletir positivamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, disse Zilda Cantanhede.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.