PELA SÉTIMA VEZ CONSECUTIVA, SÃO JOÃO BATISTA SEDIA DIA DA ANIMAÇÃO

Pela sétima vez consecutiva a cidade de São João Batista sediará o Dia Internacional da Animação. O evento acontece desde 2007 e é organizado pelo Fórum da Juventude da cidade e coordenado pela Agência de Comunicação Educativa, através do PJCine Clube. Desta vez, o povoado Quiá sediará o evento que vai ser realizado na escola do povoado.


De acordo com o coordenador da Agência de Comunicação e coordenador local, Jailson Mendes, o evento marca a história do audiovisual da cidade ao levar para os povoados animações de todos os tipos e gosto. A programação começará pela manhã com oficinas de animações, que seguem até a tarde. Logo após, a noite, terá a Mostra Oficial do Dia.Por ultimo será exibidos um curta-metragem. Participe…

O DIA


Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação! Foi nesta data, em 1892, que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. O Dia Internacional da Animação está em sua 12ª edição sendo realizado em 30 países.
Em sua 10ª edição, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma sessão simultânea e gratuita de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 200 cidades do país. A realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero no mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil. 


O DIA conta com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área. Além das exibições da mostra oficial, acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento, como mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições. O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos.


No Brasil o evento conta com o patrocínio da Petrobras – através do Programa Petrobras Cultural – e com o financiamento do Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e é realizado com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em mais de 30 países no mundo.
É com grande alegria que mais uma vez conseguimos fazer este evento no país e que as cidades participem desta celebração que é uma excelente oportunidade para colocar o filme de animação no centro das atenções e fazer essa arte mais acessível ao público.
Para nós da produção do evento, o Dia Internacional da Animação é a oportunidade de conseguirmos unir o Brasil de ponta a ponta, sem fronteiras, o que muito nos comove e nos honra. Participam desde cidades com menos de 3 mil habitantes até cidades com milhões de habitantes, exibindo esta programação especial. A produção do DIA é uma grande família; são milhares de pessoas em todo o país trabalhando para que o evento aconteça. E em nossa opinião esta é a alma do DIA: esta união, saber que todos fazem parte dessa rede.
Nesta edição a parceria nacional com a Petrobras novamente se somará ao carinho, ao apoio e à participação da população, de centros culturais, de prefeituras, de diversas entidades, de profissionais do meio, além de diversos veículos de comunicação das mais variadas mídias. A estes apoiadores e aos futuros parceiros deixamos nossos sinceros agradecimentos, pois sem eles não seria possível realizar um evento tão importante para formação de público e para a difusão da animação brasileira.

Termo de uso
Política de moderação de comentários: O autor Jailson Mendes mantém a qualidade, atualidade e autenticidade das informações por ele apresentadas no presente blog, mas não se responsabiliza por informações/opiniões de terceiros. Ao comentar neste blog, você assume toda a responsabilidade pelo conteúdo postado. O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *