Publicidade

PELA SÉTIMA VEZ CONSECUTIVA, SÃO JOÃO BATISTA SEDIA DIA DA ANIMAÇÃO

| 0 comentários

Pela sétima vez consecutiva a cidade de São João Batista sediará o Dia Internacional da Animação. O evento acontece desde 2007 e é organizado pelo Fórum da Juventude da cidade e coordenado pela Agência de Comunicação Educativa, através do PJCine Clube. Desta vez, o povoado Quiá sediará o evento que vai ser realizado na escola do povoado.


De acordo com o coordenador da Agência de Comunicação e coordenador local, Jailson Mendes, o evento marca a história do audiovisual da cidade ao levar para os povoados animações de todos os tipos e gosto. A programação começará pela manhã com oficinas de animações, que seguem até a tarde. Logo após, a noite, terá a Mostra Oficial do Dia.Por ultimo será exibidos um curta-metragem. Participe…

O DIA


Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação! Foi nesta data, em 1892, que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. O Dia Internacional da Animação está em sua 12ª edição sendo realizado em 30 países.
Em sua 10ª edição, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma sessão simultânea e gratuita de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 200 cidades do país. A realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero no mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil. 


O DIA conta com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área. Além das exibições da mostra oficial, acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento, como mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições. O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos.


No Brasil o evento conta com o patrocínio da Petrobras – através do Programa Petrobras Cultural – e com o financiamento do Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e é realizado com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em mais de 30 países no mundo.
É com grande alegria que mais uma vez conseguimos fazer este evento no país e que as cidades participem desta celebração que é uma excelente oportunidade para colocar o filme de animação no centro das atenções e fazer essa arte mais acessível ao público.
Para nós da produção do evento, o Dia Internacional da Animação é a oportunidade de conseguirmos unir o Brasil de ponta a ponta, sem fronteiras, o que muito nos comove e nos honra. Participam desde cidades com menos de 3 mil habitantes até cidades com milhões de habitantes, exibindo esta programação especial. A produção do DIA é uma grande família; são milhares de pessoas em todo o país trabalhando para que o evento aconteça. E em nossa opinião esta é a alma do DIA: esta união, saber que todos fazem parte dessa rede.
Nesta edição a parceria nacional com a Petrobras novamente se somará ao carinho, ao apoio e à participação da população, de centros culturais, de prefeituras, de diversas entidades, de profissionais do meio, além de diversos veículos de comunicação das mais variadas mídias. A estes apoiadores e aos futuros parceiros deixamos nossos sinceros agradecimentos, pois sem eles não seria possível realizar um evento tão importante para formação de público e para a difusão da animação brasileira.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.