Publicidade

Paróquias de São João Batista, São Vicente e Olinda recebem imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida

| 1 Comentário

As paróquias das cidades de São Vicente, São João Batista e Olinda Nova do Maranhão receberam durante esta semana a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. A visita começou com o recebimento da imagem pelo bispo de Viana, Dom Sebastião Lima, e logo após ela começou a visitar diversas cidades da Baixada Maranhense.

Nesta quinta-feira, ela passou pela cidade de São Vicente Ferrer, com direito a motocarreata, festas e celebrações coordenadas pelo padre da cidade, Rosivaldo Moraes. Na sexta-feira, a imagem foi recebida no povoado Bom Viver pelos fieis da Paróquia de São João Batista. O padre de São Vicente passou a imagem ao padre Valmir Figueiredo, de São João Batista.

Em motocarreata, fieis levaram a imagem pelas ruas da cidade, passando pela igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Paulo VI, que está em construção e precisando de doações. Após isso, a imagem seguiu para a sede da Igreja Católica, em frente à Praça da Matriz, onde ficou até a madrugada de hoje, onde seguiu para Olinda Nova do Maranhão.

Em Olinda, ela deve permanecer até amanhã, quando provavelmente deve seguir para outros municípios da Baixada Maranhense. De acordo com as informações, em São Vicente Ferrer foi decretado ponto facultativo durante o dia que a imagem esteve na cidade, pela prefeita Conceição Castro. Foram realizadas visitas no hospital, Delegacia de Policia Civil, comunidade Água Limpa, bairros Mutirão, Rita de Cássia e Casa Grande, encerrando-se na Igreja Matriz e nas ruas do centro da cidade.

A imagem de Nossa Senhora, padroeira do Brasil e venerada na igreja Católica, foi encontrada no rio Paraíba em outubro de 1717, pelos pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso. Conta-se que o trio estava quase desistindo da pescaria, após sucessivos insucessos, quando Alves jogou a rede novamente. Em vez de peixes, ele apanhou o corpo da Virgem Maria sem a cabeça. Após nova tentativa apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço.

A história diz que após a imagem completa ser recuperada, ficou tão pesada que eles não conseguiram mais movê-la. Daquele momento em diante, os pescadores conseguiram um volume tão grande de peixes que ameaçava afundar as embarcações. Em decreto de 1930, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada a Padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI. Em 1980, o Papa João Paulo II consagrou a Basílica de Aparecida em São Paulo.

Folha de SJB

One Comment

  1. Viva nossa senhora aparecida. Abencoe esta baixada maranhense explorada e sofrida.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.