Publicidade

Palestras em escolas marcam o Dia Nacional de Combate ao Fumo em São João Batista

| 0 comentários

A Secretaria Municipal de Educação de São João Batista realizou ontem, 29 de agosto, diversas ações em escolas da Rede Municipal de Ensino, quando se lembra o Dia Nacional de Combate ao Fumo. As ações envolveram atividades educacionais nas escolas da sede e nos povoados, como na escola ‘Raimundo Marques Figueiredo’, no povoado Olinda dos Aranhas.

E para ajudar a reforçar as ações sobre os prejuízos que o tabaco pode causar à saúde, a Secretaria de Educação contou com a participação dos técnicos do Programa Saúde na Escola (PSE), que discutiram os problemas que traz à saúde o uso do fumo com os alunos e promoveram atividades de sensibilização e orientação quanto aos riscos de fumar e os benefícios de uma vida saudável sem tabaco. Além de alunos, professores e coordenadores participaram das ações nas escolas.

“Antes de tudo, é preciso tomar a decisão de parar de fumar. Depois vem o tratamento e acompanhamento, que hoje é possível e acessível na rede pública. A luta contra o tabagismo é diária. Tivemos algumas conquistas nesse sentindo, com campanhas e criação da Lei Antifumo, que proíbe fumar em locais fechados, e parcialmente fechados, como restaurantes, escolas e universidades”, destaca uma das profissionais do programa em São João Batista.

O fumo causa 200 mil mortes por ano no Brasil, e o tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença epidêmica. A dependência da nicotina expõe os fumantes continuamente a mais de 4.000 substâncias tóxicas e é fator de risco para aproximadamente 50 doenças, principalmente as respiratórias e cardiovasculares, além de alguns tipos de câncer.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.