Publicidade

Mulheres do município de São Vicente Ferrer receberão atendimentos do ‘Ônibus Lilás’ no fim do mês

| 0 comentários

Com o objetivo de levar serviços de assistência, saúde, prevenção e educação para as mulheres dos pontos mais distantes do estado, o ‘Ônibus Lilás’, fruto de uma demanda da ‘Marcha das Margaridas’, vem prestando serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no campo, floresta e águas. No fim deste mês, o serviço estará no município de São Vicente Ferrer e estacionará em dois povoados.

De acordo com a prefeita Conceição Castro, os serviços oferecidos pelo ‘Ônibus Lilás’ estará nos povoados Santa Rosa, no dia 28, e no povoado Água Limpa, no dia 29. Além disso, no dia 27 haverá palestras no centro da cidade. A Unidade Móvel que faz parte do programa ‘Mulher: Viver sem Violência’. No Maranhão as unidades são gerenciadas por um grupo de trabalho encabeçado pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu); Secretarias de Estado da Saúde (SES); sociedade civil; Fetaema, Fecopema, Fespema, Aconeruq, MIQCB, entre outros, promovendo ações conjuntas para a melhor operacionalização dessas unidades.

Desde 2015 o Ônibus Lilás vem percorrendo comunidades quilombolas e de marisqueiras do estado levando atendimento como palestras sobre a Lei Maria da Penha e Feminicídio; Oficinas sobre o Uso do tempo e Autonomia Econômica para Mulheres. Outra atividade do Ônibus é uma parceria com o BNB que realiza o cadastro de grupos produtivos, orientando sobre os programas de microcrédito para mulheres.

Para a prefeita Conceição, é mais uma ação de seu governo em parceria com o Governo do Estado. “Levar as ações das políticas para as mulheres das comunidades mais distantes é gratificante. O nosso maior desafio é vencer o preconceito que algumas mulheres têm com relação aos exames de prevenção e isso o Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de São Vicente Ferrer está trabalhando para romper esses preconceitos”, disse.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.