Matinha, São João Batista e São Bento sediam Dia Internacional da Animação no próximo sábado

| 0 comentários

No dia 28 de outubro, acontece em Matinha, São João Batista e São Bento, o DIA (Dia Internacional da Animação), considerado o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil. O evento reúne mostras de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. A entrada é franca em todas as cidades, que acontece também em São Luis.

O objetivo do DIA é difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos e despertar o interesse do espectador em filmes de animação. Este ano, em São João Batista, o DIA vai para sua 11ª edição, conquistando maior visibilidade e trazendo Mostra Nacional, Mostra Infantil e Mostra Histórica.

Na capital, serão realizadas atividades paralelas como exibições de animações regionais, oficinas, palestras, debates com convidados, exposição de designers, ilustradores e cartunistas, como Felipe Teixeira, Nat Maciel, Luã Campos, Marcos Caldas, Waldeir Brito, Davi Coelho, Marlon Brando, Babi Campos, Paula Maia e Gabriel Hislla. Já em São João Batista, Matinha e São Bento, o evento é organizado pelos Fóruns da Juventude, que divulgarão amanhã a programação.

A mostra Maranhense exibirá filmes premiados como “Chiaroscuro”, de Daniel Drummond, que levou o Oscar Estudantil em 2015, e “Bárbara Balaclava”, animação feita a partir de telas do artista plástico Thiago Martins de Melo, filme que levou os principais prêmios do Maranhão Na Tela 2016. Também haverá exibição de “Quem Matou Elias Zi”, de 1986, dirigido por Murilo Santos, que marca os primórdios da animação maranhense.

Em São Luis, as oficinas serão oferecidas gratuitamente através da Arch Studio, responsável pela oficina de sketch em Photoshop, e através do doutorando Márcio Rodrigues, que explanará sobre os possíveis diálogos entre quadrinhos e animação.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.