Matinha e São Vicente Ferrer são contemplados no projeto “Luminar: Caravana da Ciência”

| 0 comentários

Prefeitas Linielda e Conceição

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), divulgou o resultado do edital de inscrição para o maior programa de difusão e popularização da ciência e tecnologia de toda história do estado – o programa “Luminar: Caravana da Ciência”, que leva as oficinas de robótica, games, astronomia e eletricidade básica às escolas públicas, e que este ano abriga também as oficinas de Paleontologia/Arqueologia e de Matemática, além da exibição do Planetário.

As prefeitas Linielda de Eldo e Conceição Castro, das cidades de Matinha e São Vicente Ferrer, garantiram a inscrição de seus municípios e foram contempladas, onde mais de 240 escolas se inscreveram para receber as atividades do programa, entre elas 39 foram selecionadas, beneficiando 30 municípios maranhenses neste ano. Para a edição deste ano, o programa “Luminar: Caravana da Ciência” recebe várias novidades. As novas oficinas que serão ofertadas a partir deste ano serão as de arqueologia/paleontologia e de matemática – brincando com a matemática.

A oficina de matemática está inserida na programação do Biênio da Matemática – 2017/2018 – que prevê várias atividades com o intuito de tornar o ensino da disciplina mais atraente, melhorando assim o processo de ensino aprendizagem. O projeto “Luminar: Caravana da Ciência” segue a linha de política pública do governo que visa à descentralização, regionalização e interiorização de suas ações. O objetivo do programa é despertar vocações científicas. A ação integra o eixo estratégico da popularização da ciência, tecnologia e inovação.

Por meio do programa, estudantes do interior do Maranhão têm oportunidades de participar de oficinas em sete subáreas de conhecimento da ciência, ampliando assim seus conhecimentos. O programa prioriza os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nas duas cidades, o projeto estará sendo coordenado pelos secretários Fábio Teixeira e Zilda Cantanhede.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.