Publicidade

Mais de 100 pessoas são beneficiadas com mutirão de oftalmologia em São João Batista

| 0 comentários

Neste sábado, 08 de abril, foi realizado o Mutirão de Oftalmologia para prevenção e tratamento do Glaucoma em São João Batista. A ação faz parte de uma parceria entre o Governo do Estado, Hospital da Visão do Maranhão e a Secretaria de Saúde de São João Batista.

Segundo informou o secretário Mauro Jorge, as consultas foram realizadas no Posto Sede e durante o mutirão foram realizados exame de medição da pressão de olhos e avaliação de fundo de olhos. Os pacientes que foram diagnosticados com Glaucoma receberam colírios gratuitamente.

Ainda segundo ele, 103 pessoas foram beneficiadas com as consultas e medicações. Segundo o secretário, o objetivo do mutirão é para reduzir a fila de espera e regularizar o serviço de atendimento aos pacientes com glaucoma em São João Batista e garantiu que a secretaria está trabalhando para melhorar a saúde da população.

Sobre o glaucoma

O Glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A doença é, na maioria das vezes, assintomática e pode causar cegueira irreversível. O tipo mais comum da doença não costuma apresentar outros sintomas além da perda lenta da visão.

Para detectar essa e outras patologias oculares, durante o mutirão são realizados exames e avaliação médica. Os procedimentos servem para verificar falhas no campo de visão central e periférica do paciente, medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho. A partir dos resultados, os pacientes recebem o encaminhamento adequado, com a oportunidade de tratar a doença com medicamentos distribuídos gratuitamente.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.