Lideranças jovens da Baixada Maranhense participam do lançamento da Campanha Juventude Prevenida

Lideranças da Baixada acompanharam o lançamento da campanha

Várias lideranças jovens da Baixada Maranhense participaram nesta quarta-feira, do lançamento da Campanha Juventude Prevenida, realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv). O evento realizado no auditório do Convento das Mercês, em São Luís, contou com a participação de gestores municipais de juventude, representantes de órgãos estaduais e municipais, além de jovens estudantes do Centro de Ensino Médio Estado do Amazonas, do Bairro de Fátima.

A campanha integra as ações da gestão estadual voltadas para o público jovem, com foco na defesa e promoção da vida e tem como objetivo desenvolver estratégias conjuntas entre o Governo do Estado, municípios e a juventude em geral, para o enfrentamento, redução e prevenção dos índices de vulnerabilidade da juventude maranhense no período carnavalesco, com foco principal na Prevenção as IST’S/AIDS, Alcoolismo, Acidentes de Trânsito, entre outras.

Entre os presentes estavam os secretária de Juventude de Matinha, São Bento e Viana, Vivânia Gonçalves, Raimundo Antonio e Marcos; o coordenador do Fórum Regional de Políticas Públicas de Juventude da Baixada Maranhense, Jailson Mendes; os representantes de Fóruns de Juventude, Maria Freitas, Fernando Santos e Joseilson Costa, além de vários outros representantes de outros municípios da região. A secretária da Juventude, Tatiana Pereira, destacou que a campanha Juventude Prevenida tem como principal característica, a valorização da vida da juventude através de ações integradas entre os vários órgãos estaduais e municipais em prol do cuidado com os jovens durante o Carnaval. “A campanha cria uma grande rede de prevenção e atenção para o cuidado e a valorização da vida da juventude. Para isso é muito importante a articulação entre os vários órgãos estaduais e a parceria com os gestores de juventude para levar informação e prevenção, que é a principal estratégia dessa ação”, ressaltou.

O secretário de estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, também participou da atividade e disse que a campanha tem como principal foco, fazer com que a alegria do Carnaval continue após as festas. “É uma campanha de defesa da alegria. Carnaval é tempo de alegria, de celebrar a vida, mas é necessário ter cuidados e se prevenir para que a alegria continue após as festas”, comentou. Além do ato de lançamento, o evento contou ainda com atividades lúdicas e informativas sobre as temáticas abordadas pela campanha. A equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran – MA), iniciou as atividades com a performance teatral “Fala sério meu brother!”, que abordou de forma educativa e lúdica a prevenção a acidentes de trânsito com ênfase na importância de não dirigir alcoolizado e de respeitar as leis de trânsito. Também de forma teatral, os jovens da União da Juventude Socialista (UJS) apresentou uma intervenção cultural sobre como a sociedade ver as pessoas que vivem com o vírus HIV.

Ações

No Carnaval 2018, a campanha, que tem como tema “Juventude Prevenida curte e compartilha seu amor pela vida!”, tem como propostas de estratégias, a realização de blitz da prevenção nos principais corredores da folia do estado; palestras educativas em escolas públicas e particulares; blitz dirigir com segurança; popularização de canais de denúncia de violações dos direitos humanos. Em 2017, a edição da Campanha Juventude Prevenida de Carnaval alcançou mais de 450 mil jovens em mais de 60 municípios. Foram distribuídos 405 mil preservativos masculinos, 56 mil preservativos femininos e 140 mil unidades de gel lubrificantes, além de cerca de 100 mil panfletos informativos, distribuídos em pouco mais de uma semana.

Campanha Juventude Prevenida

A Seejuv desenvolve ações da Campanha Juventude Prevenida desde 2015 para reduzir os índices de vulnerabilidade dos jovens maranhenses em ISTs/AIDS, gravidez na adolescência, alcoolismo, tabagismo, dependência química, suicídio, trabalho infantil, exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens, dentre outros. Assim como em 2017, em 2018, a campanha terá quatro edições abordando os seguintes temas: Prevenção a IST’S/AIDS, Alcoolismo, Acidentes de Trânsito (fevereiro), Prevenção à Violência e Exploração Sexual de Crianças, Jovens e Adolescentes (maio), Prevenção às Drogas (junho e julho) e Prevenção ao Suicídio (setembro). Com informações do site da Seejuv.

Juventude Prevenida

Folha de SJB

Uma resposta para “Lideranças jovens da Baixada Maranhense participam do lançamento da Campanha Juventude Prevenida”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *