Publicidade

Lideranças jovens da Baixada Maranhense participam do lançamento da Campanha Juventude Prevenida

| 1 Comentário

Lideranças da Baixada acompanharam o lançamento da campanha

Várias lideranças jovens da Baixada Maranhense participaram nesta quarta-feira, do lançamento da Campanha Juventude Prevenida, realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv). O evento realizado no auditório do Convento das Mercês, em São Luís, contou com a participação de gestores municipais de juventude, representantes de órgãos estaduais e municipais, além de jovens estudantes do Centro de Ensino Médio Estado do Amazonas, do Bairro de Fátima.

A campanha integra as ações da gestão estadual voltadas para o público jovem, com foco na defesa e promoção da vida e tem como objetivo desenvolver estratégias conjuntas entre o Governo do Estado, municípios e a juventude em geral, para o enfrentamento, redução e prevenção dos índices de vulnerabilidade da juventude maranhense no período carnavalesco, com foco principal na Prevenção as IST’S/AIDS, Alcoolismo, Acidentes de Trânsito, entre outras.

Entre os presentes estavam os secretária de Juventude de Matinha, São Bento e Viana, Vivânia Gonçalves, Raimundo Antonio e Marcos; o coordenador do Fórum Regional de Políticas Públicas de Juventude da Baixada Maranhense, Jailson Mendes; os representantes de Fóruns de Juventude, Maria Freitas, Fernando Santos e Joseilson Costa, além de vários outros representantes de outros municípios da região. A secretária da Juventude, Tatiana Pereira, destacou que a campanha Juventude Prevenida tem como principal característica, a valorização da vida da juventude através de ações integradas entre os vários órgãos estaduais e municipais em prol do cuidado com os jovens durante o Carnaval. “A campanha cria uma grande rede de prevenção e atenção para o cuidado e a valorização da vida da juventude. Para isso é muito importante a articulação entre os vários órgãos estaduais e a parceria com os gestores de juventude para levar informação e prevenção, que é a principal estratégia dessa ação”, ressaltou.

O secretário de estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, também participou da atividade e disse que a campanha tem como principal foco, fazer com que a alegria do Carnaval continue após as festas. “É uma campanha de defesa da alegria. Carnaval é tempo de alegria, de celebrar a vida, mas é necessário ter cuidados e se prevenir para que a alegria continue após as festas”, comentou. Além do ato de lançamento, o evento contou ainda com atividades lúdicas e informativas sobre as temáticas abordadas pela campanha. A equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran – MA), iniciou as atividades com a performance teatral “Fala sério meu brother!”, que abordou de forma educativa e lúdica a prevenção a acidentes de trânsito com ênfase na importância de não dirigir alcoolizado e de respeitar as leis de trânsito. Também de forma teatral, os jovens da União da Juventude Socialista (UJS) apresentou uma intervenção cultural sobre como a sociedade ver as pessoas que vivem com o vírus HIV.

Ações

No Carnaval 2018, a campanha, que tem como tema “Juventude Prevenida curte e compartilha seu amor pela vida!”, tem como propostas de estratégias, a realização de blitz da prevenção nos principais corredores da folia do estado; palestras educativas em escolas públicas e particulares; blitz dirigir com segurança; popularização de canais de denúncia de violações dos direitos humanos. Em 2017, a edição da Campanha Juventude Prevenida de Carnaval alcançou mais de 450 mil jovens em mais de 60 municípios. Foram distribuídos 405 mil preservativos masculinos, 56 mil preservativos femininos e 140 mil unidades de gel lubrificantes, além de cerca de 100 mil panfletos informativos, distribuídos em pouco mais de uma semana.

Campanha Juventude Prevenida

A Seejuv desenvolve ações da Campanha Juventude Prevenida desde 2015 para reduzir os índices de vulnerabilidade dos jovens maranhenses em ISTs/AIDS, gravidez na adolescência, alcoolismo, tabagismo, dependência química, suicídio, trabalho infantil, exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens, dentre outros. Assim como em 2017, em 2018, a campanha terá quatro edições abordando os seguintes temas: Prevenção a IST’S/AIDS, Alcoolismo, Acidentes de Trânsito (fevereiro), Prevenção à Violência e Exploração Sexual de Crianças, Jovens e Adolescentes (maio), Prevenção às Drogas (junho e julho) e Prevenção ao Suicídio (setembro). Com informações do site da Seejuv.

Juventude Prevenida

Folha de SJB

One Comment

  1. Está na hora de mudar a administração desse fórum, tem que dar oportunidade para outros jovens de Sjb.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.