Lancha escolar transporta estudantes com segurança no município de Penalva

| 0 comentários

Cerca de 60 estudantes, com idade entre 7 e 17 anos, das redes de ensino municipal e estadual de Penalva começaram a se deslocar com segurança para a escola. Os alunos de quatro comunidades ribeirinhas estão sendo beneficiados pela lancha escolar entregue pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no último dia 20 ao município.

A professora e secretária de Educação de Penalva, Tânia Campos, explica que a lancha já teve um impacto direto para a tranquilidade de pais e professores. “O primeiro impacto sentido com a utilização da lancha é com certeza a segurança das crianças. Agora eles têm um espaço adequado, proteção e vem todos com o colete, o que é muito significativo, já que era uma reivindicação antiga dessas comunidades”, afirma.

A lancha escolar realiza diariamente quatro viagens, duas pela manhã e duas pela tarde, nas quais os alunos são levados à escola e retornam para casa. O trajeto percorrido fica entre o Povoado São Brás e a sede do município, passando pelos povoados Caju, Canarana e Terreiro Grande. A professora Tânia afirma que a lancha escolar tem efeitos positivos para a permanência das crianças e dos adolescentes na escola, evitando a evasão escolar.

A lancha escolar entregue em Penalva tem capacidade para transportar 33 pessoas a cada viagem e é equipada com materiais de segurança apropriados para a navegação. O transporte foi doado para a Prefeitura, que será a responsável pela manutenção da embarcação. No mês de março, o Estado entregou ao município de Cajari, também na Baixada Maranhense, a primeira lancha escolar na região, que tem geografia com muitos rios, lagos e campos inundáveis, dificultando o transporte escolar por terra.

As duas lanchas (Cajari e Penalva) foram adquiridas com investimento de R$ 520 mil em recursos próprios (Tesouro Estadual), por meio de adesão à Ata de Preços do Programa Caminhos da Escola, do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.