JOVENS DE SÃO JOÃO BATISTA APRESENTARÃO PEÇA TEATRAL NO III FESTIVAL DE TEATRO E DANÇA EM MATINHA

O III Festival de Teatro e Dança será a culminância a primeira etapa do Projeto Auscultando Nossa Voz, Apoiando Nossa Arte, onde serão compartilhando com o público os resultados do processo formativo dos jovens ao longo dos seis meses do Programa e Formação em Teatro e Dança. Nos dias 08 e 09 de agosto na cidade de Matinha serão apresentados a comunidade os espetáculos que foram produzidos a partir da pesquisa de campo realizada pelos jovens em cada cidade.

Ensaio realizado hoje
Assim como os demais festivais, este não terá caráter competitivo, mas sim formativo e de disseminação, resgate e valorização da cultura negra da Baixada. Além dos espetáculos produzidos pelos jovens durante as formações, o Festival contará ainda com oficinas para a comunidade, rodas de diálogo sobre o projeto e a importância da cultura negra; apresentações de espetáculos das companhias de teatro e dança dos Fóruns da Juventude; apresentações culturais locais como tambor de crioula, capoeira, divino espirito santo, bumba meu boi, entre outras manifestações culturais que fazem parte da cultura negra da Baixada Maranhense e da história do seu povo.

Ensaio hoje
 Objetivos do festival: Mostrar os espetáculos como resultados práticos do Programa de formação em Teatro e Dança do Projeto “Auscultando Nossa Voz, Apoiando nossa Arte”; Fortalecer as companhias de teatro e dança, valorizando a produção local; Resgatar e valorizar a cultura negra da região da Baixada Maranhense e Possibilitar a comunidade o acesso à cultura e ao lazer. Participarão do Festival 250 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens pais e profissionais das cidades de Arari, Cajari, Viana, Matinha, Olinda Nova, São João Batista, São Vicente Ferrer, São Bento e Palmeirandia, além dos convidados de organizações parceiras de dentro e fora do estado.
 Jovens da Companhia de Teatro de São João Batista, “Artes e Raízes”, estarão apresentando a peça “Batuque”, inspirado em numa pesquisa realizada desde o começo do projeto comandado aqui na nossa cidade, pelo Fórum da Juventude, Instituto Baixada e Instituto Formação, com apoio da Prefeitura Municipal. Serão 16 atores jovens que estarão envolvidos. O Projeto Auscultando Nossa Voz, Apoiando Nossa Arte é desenvolvido pelo Instituto Baixada e os Fóruns da Juventude das cidades de Arari, Cajari, Viana, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, São João Batista, São Vicente Ferrer, São Bento e Palmeirandia e apoio do Criança Esperança.
PROGRAMAÇÃO
1º Dia: 08/08/2014 (sexta feira) 2º Dia: 09/08/2014 (sábado)
Manhã Manhã
Chegada das delegações e recepção.

Espaço: Fórum da Juventude (Telecentro).
07h00 ás 08h00 – café da manhã

Espaço: Instituto Educacional Alberto Silva Costa – IEASC
08h00 – Cortejo Artístico. Roteiro:IEASC, Rua José Sarney, Agostinho Oliveira, Juarez Silva Costa, Afonso Matos. Av. Major Heráclito e Colônia dos Pescadores.
9h00 – Roda de Diálogo: A importância da Cultura Negra para a construção da cultura maranhense e baixadeira e Relato de experiências dos monitores sobre as pesquisas realizadas.

Espaço: Colônia dos Pescadores.
10h30min as 11h00 – Plenária
12h00 – Almoço

Espaço: Instituto Educacional Alberto Silva Costa – IEASC
12h00 – Almoço

Espaço: Instituto Educacional Alberto Silva Costa – IEASC.
Tarde Tarde
14h00 – Credenciamento.

Espaço: Colônia dos Pescadores.
14h00 – Ensaios e preparação das Companhias de Teatro e Danças. Espaço: Escola Prof. Joaquim Inácio Serra.
14h30min– Acolhida das Delegações do III Festival de Teatro e Dança com as boas vindas, dialogo sobre a programação e lançamento da Revista COR. Espaço: Colônia dos Pescadores
15h00 – Apresentação do Espetáculo “Retratos”, do município de Matinha.
15h30min as 17h30 – Oficinas para a comunidade.

Espaço: Telecentro, Colônia, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais STTR e Secretaria Municipal de Juventudes.
Oficina1: Dança afro
Oficina 2: Tambor de crioula
Oficina 3: Capoeira
Oficina 4: Teatro
Oficina 5: Ritmos afros
Oficina 6: Música
14h00 as 17h30 – Oficinas para a comunidade.

Espaço: Ce Pe Astolfo Serra (CEMA).
Oficina 1: Dança Afro
Oficina 2: Tambor de crioula
Oficina 3: Capoeira
Oficina 4: Teatro
Oficina 5: Ritmos afros
Oficina 6: Música
15h30min ás 17h00 – Ensaios e preparação das Companhias de Teatro e Danças.

Espaço: Escola Prof. Joaquim Inácio Serra
17h30min ás 18h30min – Apresentações culturais.

Espaço: Escola Prof. Joaquim Inácio Serra
  • “Fatos e Mistérios”, de Viana.
  • “Felipe de Sibá: Trajetórias de um Mestre”, de São Vivente de Férrer.
  • “Faces de Maria”, de Arari.
  • “Batuque”, de São João Batista.
  • “A História do Cadoz”, de Cajari.
“Correntes”, de São Bento.
17h30min ás 18h30min – Apresentações Teatrais.

Espaço: Centro de Ensino Pe. Astolfo Serra (CEMA).
18h00 ás 19h00 – Jantar

Espaço: Instituto Educacional Alberto Silva Costa
18h00 ás 19h00 – Jantar

Espaço: Instituto Educacional Alberto Silva Costa.
19h00 – Abertura Oficial á comunidade Apresentação dos espetáculos e manifestações culturais locais.
19h20min – Início das apresentações teatrais

Espaço: Praça Juarez Silva Costa.
  • “Revelando Faces”, de Olinda Nova do MA.
  • Manifestações culturais locais.
  • “Retalhos”, de Palmerândia.
20h00 – Apresentação dos Espetáculos e manifestações culturais locais.

Espaço: Praça Juarez Silva Costa
  • Manifestações culturais locais.
  • “Para Além do Horizonte”, de Olinda Nova, São João Batista e Matinha.
  • “Porteiras”, de Matinha.
Termo de uso
Política de moderação de comentários: O autor Jailson Mendes mantém a qualidade, atualidade e autenticidade das informações por ele apresentadas no presente blog, mas não se responsabiliza por informações/opiniões de terceiros. Ao comentar neste blog, você assume toda a responsabilidade pelo conteúdo postado. O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *