Entre os dias 15 e 16 de setembro, milhares de jovens da Baixada Maranhense participaram da VII Romaria Diocesana da Juventude, na cidade de Alto Alegre do Pindaré. Com uma vasta programação, o tema deste ano teve como foco a violência “Violência nunca mais, a juventude clama por paz”.
A programação, com a presença de vários padres e jovens representantes de todas as paróquias da Diocese de Viana, discutiu ações da igreja para a juventude e parceria para enfrentar a violência crescente nas cidades da Baixada. O pároco anfitrião, padre Olivan Reis, agradeceu a presença dos jovens.
Diversos líderes de pastorais como das cidades de São João Batista, Matinha, Olinda Nova, São Vicente Ferrer, Cajapió e outras cidades participaram. Em conversa com o Blog do Jailson Mendes, o coordenador da pastoral da Juventude de São João Batista, Vailson Carlos, falou sobre a romaria.
“Foi um momento de grande aprendizado e que serviu para uma reflexão profunda, a luz do evangelho, sobre a violência que tem avançado em nossas cidades. Carregamos em nossa juventude a missão de construir a civilização do amor, tanto em nossas paroquias quanto na cidade acolhedora um belo momento de reflexão sobre a nossa atual realidade social, e através disso desenvolver eixos transformadores para os desafios que enfrentamos”, disse.
Além disso, a Romaria da Juventude teve como objetivo estimular as comunidades, pastorais, movimentos eclesiais e sociais ao compromisso com ações que levem à superação da violência. Vejam as fotos
Folha de SJB
19 de setembro de 2018 em 10:36
Em nome da coordenação Diocesana agradeço a todos os jovens da baixada pela participação intensiva e ao blog por deixa público esse ato de fé e clamor pela paz.
A todos o nosso muito obrigado