JOANINOS VIAJAM PARA FORTALEZA E PARTICIPAM DO FESTIVAL DE APRENDIZAGEM GLOBAL

Os jovens do Fórum da Juventude de São João Batista, Maximo Freitas, Regiane Mayra e Dunga desembarcam hoje em Fortaleza, no estado do Ceará, para participarem do Festival de Aprendizagem Global. Junto com os joaninos, irá uma delegação de mais de 30 jovens da Baixada Maranhense, que irão representar o nosso estado, coordenada pelo Instituto Formação, de São Luis. Confiram a reportagem do Instituto Formação.

Jovens do Fórum da Juventude de São João Batista estarão em Fortaleza hoje
A cidade de Fortaleza será uma das sedes brasileiras da Copa do Mundo da FIFA em 2014, que começa no próximo dia 12 de junho. Mas antes de receber algumas das estrelas do futebol mundial, a capital cearense será palco de um festival internacional de futebol educativo, que irá reunir adolescentes, jovens e educadores representantes de movimentos, redes e organizações sociais de nove países, que utilizam o esporte como estratégia de mobilização para incidência política e promoção de desenvolvimento social e humano. O Festival Internacional Brasil 2014 – um jogo, uma visão, um mundo será realizado entre os dias 27 e 31 de maio e vai reunir mais de cem participantes de quatro continentes
O evento é promovido pela rede FAG (Futebol para Aprendizagem Global) e REJUPE (Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Inclusivo e Seguro), sob a coordenação executiva do Formação (organização não governamental maranhense), Kickfair (organização não governamental alemã) e REJUPE-CE, e conta com apoio de um conjunto de parceiros (Assembleia Legislativa do Ceará, CUCA Barra, Embaixada Alemã, GIZ – Projeto Futebol para o Desenvolvimento, Governo do Estado do Ceará, Ministério do Esporte, Ministério do Interior da Alemanha, Prefeitura Municipal de Fortaleza, UFC, UFMA, UNICEF).
O Festival começou a ser planejado em janeiro de 2013 quando duas organizações da rede FAG (Formação e Kickfair) discutiram o primeiro esboço do projeto Brasil 2014: um jogo, uma visão, um mundo. A proposta consistia inicialmente na produção de um manual para ser aplicado em escolas e comunidades dos países pertencentes a rede. A publicação produzida em 4 idiomas fomentou a realização de eventos locais com discussão sobre a COPA de 2014 no Brasil, considerando a paixão de todos pelo futebol, a curiosidade sobre o país, os legados positivos e negativos de megaeventos e as proposições educativas trabalhadas pelas organizações que compõem a FAG.
Paralelo a esses eventos são realizados, em cada país, torneios de futebol educativo baseados na metodologia do futebol de rua para promover a educação e o desenvolvimento. A culminância do projeto se dá com a realização do festival internacional em Fortaleza, que terá na programação além de um torneio final com a participação de representantes desses países, momentos para debate e diálogo sobre a importância do futebol para o desenvolvimento humano e social. Outra organização promotora do evento é a REJUPE – Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Inclusivo e Seguro que foi fomentada e é apoiada pelo UNICEF. A rede que existe atualmente em 13 cidades brasileiras vem promovendo debate sobre o legado dos megaeventos esportivos e disseminando práticas de esporte educativo no país. A presença dessas diferentes redes também faz do evento um espaço de interação e aprendizagem entre adolescentes, jovens educadores e autoridades do esporte educativo.
Programação
A programação do festival começa na manhã do dia 27 de maio com a realização de uma cerimônia de abertura na Assembleia Legislativa do Ceará. Ao longo do dia acontecerão reuniões das diferentes redes presentes no festival. No final da tarde está prevista a abertura da Exposição Futebol Aprendizagem Global e o lançamento da mascote do festival, a Asa Branca. No dia 28 começa a parte científica do festival com a realização de painéis e grupos de trabalho que irão discutir diferentes temas relacionados ao esporte educativo e o desenvolvimento.
A programação do dia 29 está reservada para o III Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos. Pela manhã haverá um painel sobre a REJUPE com o tema Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Seguro e Inclusivo – ativismo e prática para incidência política e mudanças de gerações: perspectivas de lideranças juvenis. A parte da tarde está reservada para uma série de oficinas de esporte que serão ministradas em alguns espaços do CUCA espalhados pela cidade. Na sexta-feira, dia 30 acontece na Praia de Iracema o Torneio Internacional Futebol Aprendizagem Global, que será disputado com a participação dos jovens dos noves países da Rede FAG. Paralelo ao torneio haverá atividades abertas em quadras montadas pela organização do festival para alunos de escolas públicas e interessados em conhecer de perto a metodologia dos três tempos no futebol de rua.
O encerramento da programação ocorre no sábado, mais uma vez no auditório da Assembleia Legislativa com a realização do painel “Da COPA às OLIMPÍADAS – legados, efeitos, agenda comum”.
Sobre a Rede FAG
É uma rede mundial de escolas, instituições e organizações juvenis. Todas as instituições e organizações usam o futebol de rua para promover a educação e o desenvolvimento. Por detrás da Futebol de Aprendizagem Global existe um grande número de organizações não governamentais (ONGs) articuladas, que construíram esta rede em conjunto. Todas as organizações trabalham em seus países conjuntamente com escolas e instituições para crianças e adolescentes, que são apoiadas na tarefa de educação e no trabalho de desenvolvimento social através de futebol de rua.
As seguintes organizações que fazem parte da Rede FAG estarão no Festival em Fortaleza: Brasil (Formação), Chile (Chigol), Paraguai (Escuela P’ai Puku ), Ruanda (Espérance), Quênia (Hodi), Alemanha (Kickfair), Israel e Palestina (Peres Center for Peace) e Camboja (Salt Academy)
Sobre a REJUPE
A Rede de Adolescentes e Jovens pelo Direito ao Esporte seguro e Inclusivo, também conhecida como Rejupe, é um espaço de participação e integração formado por adolescentes brasileiros com o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre adolescentes, jovens e grupos de participação cidadã de diversas regiões do país para consolidar ações de defesa e promoção do direito a esporte seguro e inclusivo, para todas as crianças e adolescentes do Brasil, assim como iniciativas que incidam diretamente no planejamento e construção de um legado social positivo para os megaeventos esportivos desta década.
Termo de uso
Política de moderação de comentários: O autor Jailson Mendes mantém a qualidade, atualidade e autenticidade das informações por ele apresentadas no presente blog, mas não se responsabiliza por informações/opiniões de terceiros. Ao comentar neste blog, você assume toda a responsabilidade pelo conteúdo postado. O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *