III Conferência Municipal de Educação discute conquistas e desafios do SNE e PNE em Matinha

| 1 Comentário

A Prefeitura Municipal de Matinha realizou ontem, 25 de janeiro, a III Conferência Municipal de Educação e reuniu mais de 200 pessoas durante os debates que discutiram a consolidação do Sistema Nacional de Educação e do Plano Nacional de Educação. O evento foi realizado no Centro de Ensino Padre Astolfo Serra. De acordo com a secretária de Educação, Zilda Cantanhede, participaram professores, pais, estudantes, autoridades do Poder Executivo, Legislativo, Promotor de Justiça e sociedade civil.

Entre as autoridades que fizeram a abertura da conferência, estavam a prefeita Linielda Cunha, a secretária Municipal de Educação Ciência, Tecnologia e Inovação, Zilda Cantanhede; o promotor de Justiça, Aderson Julio; os vereadores José Orlando, Florimar Bastos e Rosiolete Veloso;  os secretários municipais Valdemir Amaral, Nilton Everton e Eldo Jorge; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Gilberto Amaral e o presidente da Academia Matinhense de Ciência, Arte e Letras, Carlos Cesar Brito. O presidente do Conlagos, Damasceno, também participou do evento.

Após algumas falas da mesa, a prefeita encerrou anunciando os reajustes aos Profissionais do Magistério e destacou os desafios que a gestão tem feito para melhorar a educação de Matinha. Linielda de Eldo também falou sobre alguns projetos e ações que a prefeitura tem feito e que tem enfrentado algumas dificuldades. Na sequência, a professora Rainilde Gomes, representante da ConLagos, ministrou a palestra magna e discutiu, com os presentes, sobre o tema.

A secretária de Educação, Zilda Cantanhede, a conferência discutiu a “consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE, e do Plano Nacional de Educação PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade, social, pública gratuita e laica, no contexto do Plano Municipal de Educação – PME”. Após isso, oito eixos foram discutidos, sob a mediação dos coordenadores e foram eleitos os delegados para a  III Conferência Intermunicipal na regional de Viana.

“A conferência é uma das expressões mais fortes da necessidade de participação social junto a Educação municipal. Estamos aqui para discutir a consolidação do Plano Municipal de Educação (PME) e das etapas estadual e nacional e dialogar sobre as metas e objetivos a serem atingidos e que o município tem obrigação de alcança-las. Temos inúmeros desafios a cumprir, mas queremos lembrar que a educação se faz juntos, professor e gestão, gestão e professor, se a educação vai bem, todo mundo vai bem, se a educação vai mal, todos perdem, portanto é hora de levantarmos as mangas e abraçar a causa como nossa, avante professores”, finalizou.

Folha de SJB

One Comment

  1. linielda tua batata tá assando

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.