Publicidade

I Conferência Municipal de Cultura debate Lei de Incentivo em São Vicente Ferrer

| 0 comentários

A Prefeitura Municipal de São Vicente Ferrer, através da Secretaria Municipal de Cultura realizou na ultima semana, a 1ª Conferência Municipal de Cultura. Com o objetivo de discutir a Lei de Incentivo à Cultura e o Sistema Nacional de Cultura (SNC), a conferência se dividiu em temas de âmbito regional e local, sempre visando explorar a diversidade, marca cultural da cidade.

Tendo como tema “Promovendo a diversidade e a pluralidade nas suas mais diversas expressões”, a conferência foi aberta pela prefeita Conceição Castro e contou com a participação de vários secretários municipais e representantes de outras secretarias de Cultura da Baixada Maranhense. O evento foi coordenado pelo secretário de cultura de São Vicente, Gabriel. Artistas locais, poetas, escritores, artesãos, músicos, compositores, sociedade civil e poder publico estiveram também presentes.

Na conferência, foram analisadas, além da implantação do SNC, a produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais e a relação entre cultura e desenvolvimento. A construção do Sistema Municipal de Cultura a partir da diversidade é a temática municipal que se divide em vários eixos: reformulação do Fundo Municipal de Cultura; implantação do FMC; formulação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura; debate sobre a elaboração do Plano Municipal de Cultura; apresentação e debate do Plano Plurianual de Cultura.

“Estamos aproveitando o interesse que outras esferas, tanto a nível federal, estadual e regional, têm atualmente na questão cultural de nosso país. Queremos usar essa conferência para ativar o Conselho Municipal de Cultura e queremos também unir os produtores culturais de nossa região em torno de um grande projeto de cultura para São Vicente Ferrer”, disse Gabriel, da Secretaria Municipal de Cultura.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.