I Conferência de Educação realizada em Penalva discute sistema e plano municipal de educação

| 0 comentários

Refletir e propor caminhos de transformação para as políticas educacionais do município. Esse foi um dos objetivos da I Conferência Municipal de Educação da cidade de Penalva, que lotou o Grêmio Recreativo Cultural no último dia 31 de janeiro, com profissionais da educação, alunos da EJA, representantes do poder público municipal, estadual e da sociedade civil organizada. O evento teve como tema ‘Plano Municipal de Educação: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica’.

A conferência foi coordenada pela secretária de educação, Tânia Campos, e teve a presença do vice-prefeito Careca da Cultura; do presidente da Câmara Municipal, Professor Nonato; da secretária de Educação de São João Batista, Ana Lúcia Moreno; de representantes de sindicatos da categoria e de organizações da sociedade civil, além de professores, alunos, diretores e toda a classe escolar de Penalva.

O evento também contou com a participação do professor Luís Lira, coordenador do CAPES- MEC; do professor Nelio Soares, coordenador do Núcleo EAD – UFMA e do professor Antonio José, membro do Fórum Estadual de Educação. No ato solene de abertura, a conferência teve apresentação dos alunos da Escola de Música, oriunda do programa ‘Eu posso Aprender Mais’, da SEMED.

Após a mesa de abertura, a conferência seguiu com debates sobre o Plano Municipal de Educação e do Sistema Nacional de Educação, com a participação do professor e especialista Antônio José Ribeiro, da Undime e professora Universidade Estadual do Maranhão e terminou com a discussão, em grupos, dos oito eixos temáticos da conferência e eleição dos delegados de Penalva para a etapa estadual.

Em conversa com o Blog do Jailson Mendes, a professora e secretária de Educação Tânia Campos, avaliou como positiva a realização da conferência e destacou os avanços e conquistas deste primeiro ano a frente da Secretaria Municipal de Educação. Para ela, ‘o objetivo da conferência foi mobilizar a sociedade para intensificar o monitoramento e avaliação do cumprimento do PNE, o corpo da lei, suas metas e estratégias, propondo melhorias à política nacional e estadual, bem como responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federativos, de forma a fortalecer a construção dos Sistemas Estadual e Nacional de Educação

“Realizar esta conferência representa a expressão de nosso compromisso com as pessoas que se interessam em fazer um bom debate sobre a educação na cidade. ”A Conferência é um espaço democrático, no qual faremos valer a nossa voz, pois é a partir da participação coletiva que a Educação se torna algo grandioso e só tem a ganhar, por meio dos espaços democráticos”, ressaltou a secretária Tânia Campos, destacando também o apoio que vem recebendo do prefeito Ronildo Campos.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.