Governo realiza visitas nos faróis da educação em Olinda, S. J. Batista, Cajapió e S. V. Ferrer

A equipe da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) continua realizando vistorias nos Faróis dos Saberes. A intenção é fazer um levantamento sobre o estado atual de cada um deles, e, posteriormente, revitalizar os espaços, facilitando o acesso à cultura e educação nos mais diversos municípios do Maranhão. Até o momento a equipe já realizou visitas técnicas em 35 unidades. No mês de março foram 21 visitas e agora em maio 14 foróis receberam os técnicos. Além disso, estão sendo feitos levantamentos e verificações das necessidades destes espaços. Das 117 unidades existentes, 94 foram vinculadas à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur).

Visita em São João Batista com a presença do secretário de educação Ivanilson Costa

“Todas as unidades que foram vinculadas a Sectur serão visitadas e avaliadas. O nosso objetivo é potencializar as atividades desenvolvidas a partir da inclusão no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite, que é ligada à Sectur”, explicou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino. Para que a revitalização ocorra de forma ágil e eficaz, a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Aline Nascimento e o engenheiro Albino Junior estão avaliando os locais. “Estamos vendo as condições de cada farol, para podermos fazer uma análise da real situação, queremos realizar todas as revitalizações o mais rápido possível para que a população tenha acesso à leitura, educação e a cultura”, relata Aline Nascimento.

Visitas técnicas foram feitas nos “Faróis dos Saberes”, localizadas nos municípios de Bequimão, Cajapió, Peri Mirim, Palmeirândia, São Bento, São Vicente Férrer, São João Batista, Olinda Nova, Bacurituba, Penalva, Viana, Vargem Grande, Nina Rodrigues, Itapecuru Mirim,  Codó, Timbiras, Coroatá, Arari, São Mateus, Matões do Norte, Miranda, Santa Rita, Bacabeira, Morros, Rosário, Matões, Timon, Caxias, Coelho Neto, Aldeias Altas, São João do Sóter, Paulo Ramos, Bacabal, Olho d’Água das Cunhãs e Lago do Junco.

A Rede Estadual de Bibliotecas “Faróis dos Saberes”, tem a finalidade de servir de suporte aos programas de cultura e conhecimento, integrando-se aos processos culturais e educativos desenvolvidos no âmbito do Poder Executivo. Outro item é que os recursos para a manutenção da Rede integrarão o orçamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. As visitas técnicas estão servindo para avaliar a questão física de cada farol, acessibilidade física, atualização de acervo entre outros elementos para o conforto e segurança.

Folha de SJB


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *