Publicidade

Fórum em defesa da Baixada realiza primeira edição do Bloco ‘Piaba Maluca’

| 1 Comentário

No último sábado, 23 de janeiro, foi realizada a primeira festa carnavalesca do bloco piaba maluka, o bloco oficial do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, na sede da AABB, no Calhau. A brincadeira momesca é constituída por um expressivo grupo de conterrâneos de diversos municípios da microrregião da Baixada. O salão foi ornamentado com faixas e banners da campanha “Diques da Baixada já”.

Autoridades e baixadeiros de diversos municípios participaram do animado evento, como Amarildo Pinheiro (prefeito de São João Batista), Beto Pixuta (prefeito de Matinha), Zé Martins (prefeito de Bequimão), Natalino Salgado (ex-reitor da UFMA), César Soares (vice-prefeito de Pinheiro), Isaac Dias (vice-prefeito de São Bento), vereadores, lideranças populares, os membros do Fórum da Baixada e uma massa juvenil muita descontraída.

A piaba foi escolhida como nome e símbolo do bloco por ser o peixe que melhor identifica a Baixada (o Pantanal Maranhense) e serve como fonte de alimento e renda para expressiva parcela da população local.

O objetivo principal da brincadeira é prestar uma homenagem à Baixada. Evidentemente, também tem o propósito de congregar as famílias e promover um espaço privilegiado de animação e lazer para os maranhenses oriundos dessa microrregião, difundindo a cultura, os encantos, a gastronomia, as belezas naturais e os usos e costumes da sua gente.

A festa momesca é apenas um detalhe, um pretexto sadio para reunir a numerosa colônia baixadeira residente na Capital do Estado.

Folha de SJB

One Comment

  1. Vão procurar trabalhar bando de vagal!!

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.