Publicidade

Fórum debate a importância da cultura na formação do cidadão em Matinha

| 0 comentários

Na ultima semana, a Secretaria Municipal de Cultura realizou o I Fórum Municipal de Cultura na cidade de Matinha. O encontro contou com a participação de diversas organizações da Sociedade Civil, que debatem a área da cultura no município e escolheu os primeiros membros do Conselho Municipal de Cultura.

O fórum contou também a com a presença da prefeita Linielda de Eldo; do vereador Lilico, representantes da cultura de Matinha e do palestrante e o representante da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão, Neto de Azile, que falou sobre o tema do fórum, “a importância da cultura na formação do cidadão matinhense”.

Durante o fórum, o secretário de Cultura, Gerlan Alves, agradeceu o apoio e explicou que o Fórum também tem diversas finalidades. “O Fórum Municipal de Cultura é, antes de mais nada, um espaço de articulação, intervenção, troca de experiências e debates, buscando construir alternativas para as políticas culturais do município, envolvendo a sociedade local e outras instâncias de governo (estadual e municipal)”, disse o secretário.

Já o representante da Secretaria de Cultura do Estado falou sobre a importância do Conselho Municipal de Cultura. Neto de Azile disse que ‘um conselho constituído é capaz de acompanhar, fiscalizar e propor medidas que possam ajudar a área da cultura em Matinha e destacou que seu fundamento é o direito à participação cultural dos cidadãos, entendida de forma ampla, respeitando à diversidade cultural.

Durante o evento, a prefeita Linielda de Eldo também falou e disse que irá, a partir da criação do conselho, poderá articular as demandas, juntamente com o Conselho Estadual, e buscar investimentos e recursos para a área da cultura de Matinha. Linielda também destacou o grande trabalho que Gerlan Alves vem fazendo a frente da pasta.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.