Publicidade

Fernanda Barros homenageia seu pai, Willame Barros

| 4 Comentários

Traço estas linhas para reverenciar um grande homem, meu espelho paterno de conduta. Sem vacilações e pautado na certeza de que qualquer sonho pode ser vivenciado – bastando apenas determinação -, Willame Barros, fez do diferencial e da excelência valores primeiros de sua atuação profissional e de sua vida pública.

Seus trabalhos culturais deixaram um lastro valioso em minha formação pessoal: verdadeiras lições de originalidade e de amor aos hábitos e costumes de São João Batista. Desde os anos de sua juventude (não sei precisar exatamente quando, visto que eu era muito pequenina), engajava-se na organização de blocos carnavalescos, marcando o período momesco da cidade-mãe com alegria e descontração. Cresci vendo e sentindo o orgulho que ele nutria por suas raízes: a bem da verdade, esteve sempre preso a estas, mesmo residindo em São Luís, e nunca abandonou as causas dos filhos da terra.

Por volta de 1997, trouxe à tona uma criativa ideia que inovou os festejos juninos do Maranhão. Guarnecia, entre bandeirolas e fogueiras, o “Boi Sanfonado”: o primeiro bumba-meu-boi a bailar ao som dos foles de acordeão em noites estreladas de arraiais do interior e da capital. Quem não lembra a memorável época de ensaios no antigo Clube? Dias de festa a congraçar brincantes, familiares e amigos nas tardes dos sábados e dos domingos.

Os preparativos eram mostra de esmerada dedicação – madrugadas em claro na casa das costureiras, aguardando a confecção das peças, os detalhes em miçanga e os bordados dos chapéus. Vivíamos efusivas apresentações embalados pela torcida e pelo envolvimento de toda uma comunidade. Não restam dúvidas: Willame, voluntariamente, conduziu mais do que uma manifestação folclórica; éramos, acima de tudo, o estandarte de São João Batista além-fronteiras, levando a outros rincões o potencial de cada joanino.

Tempos depois, nasceu o “Bloco Piracema”, um sopro democrático, em nossas semanas pré-carnavalescas, a ratificar os versos do poeta – “a praça é do povo como o céu é do condor”. Iniciado, de maneira modesta, há 12 anos, nas trilhas de um pequeno carro de som e de centenas de foliões, tornou-se o maior e melhor bloco da Baixada Maranhense. Multidões passaram a seguir o cortejo da brincadeira, a exemplo do ocorrido na última terça-feira (09/02/2016), data em que superamos nosso recorde de público. Sentimo-nos gratificados pelo apoio e pela defesa dos concidadãos: prova de que a “Piracema” é uma festa de sentimento verdadeiro, brotado da mais autêntica alma popular.

Aproveito a oportunidade para agradecer, com o coração repleto de felicidade e fortemente emocionada, a todos os joaninos que fizeram parte, direta ou indiretamente, do arrastão “piracemeiro”. Vocês nos entusiasmam, pondo-nos adiante, em mais desafios. Sintam-se acolhidos assim como acolhem Willame Barros!

E a meu pai, rendo, aqui, minha admiração a sua capacidade fora do comum de entregar-se a São João Batista. Seu grande coração está destinado a transbordar em realizações que sirvam de sementes para o progresso deste município.

Fernanda Barros, advogada e filha do pré-candidato

4 Comments

  1. Lembro quando wilame estava ganhando dinheiro na administração de EDUARDO onde cavava 1 metro de poço a 800 reais. Lembro que na porta da sua casa só tinha mais de 5 carros de luxo e varios quadri ciclo e jet ski.. lembro também que nessa época quase esse cidadão quase não falava com ninguém . Ele é muito bem visto no povoado de Santa Rita onde enganou várias pobres. Esses dois dilapidaram o patrimônio da prefeitura.

  2. O teu pai pode ser qualquer coisa menos politico.nao pode ser nem vereador pq do jeito que ele engana as pessoas ate esse cargo seria um perigo para todos nós.enrolado todo,do norte ao sul do Brasil ele tem aprontado é so ir no maiobao e perguntar sobre o homem que não paga seu funcionários o caba enrolado das construções.

  3. Esse cara é muito despeitado com wilame ,certamente faz parte ds quadrilha q assalta são João .todas as vezes que sai uma materia ele se manifesta contra ele ,eu conheço o carater e a moral de wilame .É facil alguém denegrir a imagem de outra pessoa no anonimato. Bandido não elogia ninguém .Qem dera q em São João Batista todos fossem como wilame certamente estaria bem melhor.

  4. Quero dar meu apoio incondicional a wilame ,vc é um herói continue sendo a pessoa q vc é nós q te conhecemos sabemos da tua honestidade, srmpre foi lutador ,tudo que faz é com teus esforços ,com teu suor ,não existe outro em São João pra fazer o q vc faz de bem para o povo , não desanime vc é um vencedor ,e conte comigo na eleição sei q vc será o melhor prefeito da historia da nossa cidade. Vai em frente amigo ,nosso povo precisa de vc.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.