Publicidade

Estudante de Matinha recebe premiação pelo primeiro lugar no Concurso Artístico e Literário ‘Josué Montello’

| 0 comentários

O Governo do Maranhão premiou, nesta terça-feira (19), no Auditório do Palácio dos Leões, dez estudantes vencedores do Concurso Artístico e Literário Josué Montello: Vida e Obra, realizado com o objetivo de incentivar a produção artística e literária de estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual. Entre os premiados, está um estudante do município de Matinha.

Jovem de Matinha recebe premiação

“Nós acreditamos muito que iniciativas como essa ajudam que esses jovens consolidem um gosto pela leitura que é vital para que eles possam ser cidadãos melhores. Em primeiro lugar, eles terão uma boa formação ética e intelectual, mas também terão um bom desempenho escolar, porque nós sabemos que a leitura é o caminho para a aquisição de vários conhecimentos e, sobretudo, para o caminho da escrita”, destacou o governador Flávio Dino durante a premiação.

O concurso, que foi promovido pelas Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Cultura e Turismo (Sectur), nas modalidades de Redação, Poesia, Desenho e Fotografia, premiou dez jovens de escolas públicas de São Luís e de outras cidades do Maranhão. “Essa é a culminância de um projeto importante executado pela Secretaria de Educação e de Cultura e Turismo em que estudantes da rede pública estadual foram estimulados a escrever sobre a obra e literatura de Josué Montello, fazendo com que a cultura, a leitura e a arte tenham cada vez mais importância nas vidas dos jovens maranhenses”, explicou o secretário da Educação, Felipe Camarão.

O estudante Renan Amorim, do primeiro ano de ensino médio no Centro de Ensino (CE) Aniceto Mariano Costa, da cidade de Matinha, alcançou o primeiro lugar na modalidade desenho com a obra ‘A Criação’. “É uma alegria muito grande receber esse prêmio porque mostra o meu talento. Também fico muito emocionado por orgulhar a minha escola e toda a minha família”, destacou o aluno de 15 anos.

Assim como Renan, os alunos Anderson Machado do Nascimento, estudante do CE Bernardo Coelho de Almeida; e Elem Mayana Mendes Reis, do CE Prof. Joana Batista Dias, de Pinheiro, foram premiados na categoria desenho. Na categoria fotografia, quem levou o prêmio foi Vanessa das Chagas Melo, estudante do CEI Maria Mônica Vale, em São Luís. Na modalidade poema, os vencedores foram Maria Zilda Araújo Ribeiro, do CE São Cristóvão; David Felipe Alves da Silva Siqueira, do CE Aluízio de Azevedo, em Timon; e Pedro Henrique Soares da Silva, do CE Horácio Alves de Andrade, em São Domingos do Maranhão.

Premiação

Os melhores colocados receberam, em cada uma das modalidades, um kit de livros e prêmio no valor de R$ 1 mil, assim como os professores que orientaram a produção artística, que receberam ainda um kit de livros de autores maranhenses e uma placa alusiva ao concurso. As escolas, nas quais os estudantes premiados estudam, também receberam como reconhecimento o prêmio de R$ 4 mil, que deve ser utilizado para a qualificação do espaço, acervo da biblioteca escolar e atividades artístico, cultural ou literário.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.