Estrada do Peixe já tem mais de 15 quilômetros asfaltados e melhora renda pesqueira de Matinha

| 1 Comentário

Os moradores das 74 comunidades pesqueiras e de mais de 13 povoados localizados entre a cidade de Matinha e o povoado Itans já utilizam da pavimentação completa da MA-014, mais conhecida como Estrada do Peixe, na região dos lagos, Baixada Maranhense, para aumentar a renda com a escoação da produção.

São 15 quilômetros totalmente asfaltados, e desses 6 quilômetros estão completamente sinalizados. A equipe da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) trabalha na drenagem profunda em parte da pista para protegê-la da inundação de diversos açudes existentes no percurso.

“Temos um problema com os açudes que são muito próximos da pista. Estão sendo construídos drenos longitudinais para evitar que esses açudes venham prejudicar a estabilidade da rodovia e sua vida útil. A defensa metálica também está distribuída no trecho e estamos em fase de conclusão”, explicou Jailson Ribeiro, engenheiro e fiscal de Obras Rodoviárias da Sinfra.

Com a nova estrada, os produtores de peixe de Itans, que enfrentaram por décadas dificuldades no transporte de ração para o município e escoamento da produção para as demais cidades, principalmente no período chuvoso, onde muitos carros ficavam atolados na estrada de piçarra, tem agora agilidade no escoamento e podem aumentar a produção da região.

Hoje, a comunidade produz 1,7 mil toneladas de peixe rendendo mais de R$ 4 milhões, anualmente. A construção de uma fábrica de gelo é outra ação do Governo do Estado na região. A realização do trabalho atende demanda de 7 mil pessoas beneficiadas com a obra. O secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, disse que a estrada, em plenas condições de uso, significará mais condições de desenvolvimento econômico e de mobilidade à população, proporcionando trabalho, renda e cidadania para milhares de pessoas.

“Mais um pioneirismo do governador Flávio Dino, com a construção desta via que nunca recebeu pavimentação. Essa comunidade, agora, vai sair do isolamento e crescer”, declarou.

Folha de SJB

One Comment

  1. Pingback: Estrada do Peixe já tem mais de 15 quilômetros asfaltados e melhora renda pesqueira de Matinha - Rádio e TV Maracu AM 630

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.