Em solenidade bastante prestigiada, TJ entrega Salão do Júri em novas instalações na Comarca de São João Batista

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (14), o Salão do Júri da Comarca de São João Batista (a 284 km de São Luís), pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo. Também estiveram no ato o vice-presidente, desembargador Lourival Serejo, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho, entre outros magistrados, autoridades e jurisdicionados.

Presidente do TJMA inaugurou Salão do Júri em São João Batista

Localizado ao lado do Fórum (Avenida Antéro Costa, nº 200 – Centro), o Salão do Júri possui área construída de 177,64 metros quadrados e plateia para 42 pessoas. É constituído por hall de entrada, banheiros adaptados para Pessoas com Deficiência – PCD, sala para testemunha de acusação, sala para testemunha de defesa, sala secreta, sala do réu e banheiros privados. O juiz e diretor do Fórum da Comarca de São João Batista, José Ribamar Dias Júnior, ressaltou que o Salão do Júri representa uma subida de degrau na escala de efetividade da prestação jurisdicional.

“É um instrumento a mais na busca incansável da paz social. Ao lado do recurso humano, a estrutura física é elemento fundamental para a boa, célere e eficaz prestação da Justiça”, avaliou o magistrado. O presidente do TJMA, Joaquim Figueiredo, frisou que “a inauguração dessa obra ganha importância por dois relevantes motivos: o primeiro porque homenageia um homem dedicado à Justiça, deixando um rico legado aos seus cinco filhos e ao Poder Judiciário, exercendo com zelo e dedicação a função de Oficial de Justiça; o segundo porque vem dar prosseguimento ao plano de gestão da presidência do Tribunal de Justiça de fortalecer os serviços jurisdicionais em todo o Estado, dotando as comarcas de estrutura necessária para tornar a justiça próxima da sociedade dando respostas concretas e efetivas aos seus anseios”.

HOMENAGEM

O Salão do Júri de São João Batista recebeu o nome do oficial de Justiça Liberino Santos dos Anjos. Ele é o pai dos desembargadores José Joaquim Figueiredo dos Anjos e José Jorge Figueiredo dos Anjos; dos servidores do TJMA, Joaquim Francisco Figueiredo dos Anjos e Carlos Figueiredo Figueiredo dos Anjos, e Liberino Figueiredo dos Anjos. Com eles, também esteve presente na cerimônia e inauguração a mãe deles e viúva do homenageado, Aldeide Marques Figueiredo dos Anjos.

O desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, filho do homenageado, falou em nome da família. “Mesmo passando pouco tempo entre nós deixando cinco filhos, ele permanece em nossas vidas. Com seu rico exemplo como pai e como profissional, nos levou a ter amor e total dedicação ao Direito. Foi um homem muito sábio e muito querido por todos que o conheceram. Segue sendo inspiração de vida para os filhos, netos e bisnetos”, concluiu.

Para o prefeito de São João Batista, João Cândido Dominici, “o município é um celeiro de grandes profissionais do Direito, da Engenharia e de outras áreas científicas importantes que hoje orgulham nossa cidade, sendo eles grande exemplo para as novas gerações”.

PRESENÇAS

Também prestigiaram a solenidade de inauguração os desembargadores Tyrone Silva (vice-preside nte e corregedor do TRE-MA), João Santana Sousa, Luiz Gonzaga Almeida Filho; os juízes Angelo Santos (presidente da AMMA), Itaércio Paulino da Silva, Eulálio Figueiredo; o secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Maranhão, Marcelo Tavares (representando o governador Flávio Dino), o secretário de Comunicação e Articulação Política, Rodrigo Lago, o senador Weverton Rocha, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, o prefeito de Igarapé Grande e presidente da FAMEM, Erlânio Xavier; os diretores do TJMA Mário Lobão (Geral) e Tyara Oliveira dos Santos (Engenharia); o presidente da Câmara Municipal de São João Batista, vereador Francisco Furtado Penha; o promotor de Justiça de São João Batista, Felipe Augusto Rotondo ( representando o procurador-geral de Justiça), o advogado Cícero Carlos de Medeiros (representado o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz); o comandante da Polícia Militar do 36º Batalhão da Polícia Militar de Viana, major Fábio Araújo Carvalho; além dos familiares do homenageado, outras autoridades locais, servidores, comunidade e convidados.

Além disso, prefeitos, vereadores e secretários de Olinda Nova do Maranhão, São Vicente Ferrer, Cajapió, Matinha, Pindaré Mirim, ex-prefeitos do municípios, vereadores e diversas lideranças políticas e comunitárias estiveram presentes. Ainda durante o evento, foi realizada uma bênção ao local pelo padre Valmir Gomes Figueiredo.

COMARCA

De entrância inicial, a Comarca de São João Batista, pertencente ao polo de Pinheiro, atende a uma população de mais de 18 mil pessoas. Possui vara única e recebe, em média, 107 novos processos por mês. Tramitam na comarca 3.590 processos, entre físicos e virtuais. Ascom, com edição.

6 respostas para “Em solenidade bastante prestigiada, TJ entrega Salão do Júri em novas instalações na Comarca de São João Batista”

  1. Parabéns assim que mostra trabalho e desenvolvimento pra São João Batista, e vem mais obras pra Cidade com ajuda do Governador Flávio Dino e Deputado Estadual Pará.

  2. Carlos sendo Prefeito vai mais obras Pra São João Batista, Hospital Novo, Postos de Saúde, Samu, Delegacia Nova, Mais Casas Populares e Mais Asfaltos e Novas Escolas, desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *