Publicidade

Em Brasília, prefeito Dr. Marcone assina convênio para levar internet gratuita a Cajapió

| 0 comentários

Prefeitos de mais de 2 mil municípios brasileiros, dentre os quais quase 60 maranhenses, estiveram nesta segunda-feira (12), em Brasília, na assinatura dos Termos de Compromisso para execução do programa Internet para Todos em suas localidades. A cerimônia foi realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

O evento, que teve a participação do presidente da República, Michel Temer, e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, contou com a presença do deputado federal Victor Mendes, articulador da iniciativa no Maranhão, e do prefeito de Cajapió, Dr. Marcone. O programa Internet para Todos vai beneficiar uma fatia da população hoje excluída da rede mundial de computadores, democratizando o acesso à informação e aos serviços públicos hoje disponíveis on-line. Cerca de 40 mil localidades devem ser beneficiadas pelo programa.

O termo de adesão assinado pelos prefeitos define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no programa. As prefeituras devem indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet, além de garantir a segurança da área e arcar com as despesas de energia elétrica. Para o prefeito Dr. Marcone, isso significará um grande avanço para os habitantes de Cajapió. “Nosso município vai entrar na tecnologia, principalmente aquelas pessoas com menos poder aquisitivo. Agradecemos ao nosso deputado, Victor Mendes, e ao ministro Kassab”, afirmou.

Lançado oficialmente no estado na última sexta-feira, o programa já conta com 85 municípios cadastrados, que manifestaram interesse em aderir ao programa. Destes, 78 (pouco menos de 40% dos 217 munícipios maranhenses) habilitaram-se à assinatura do Termo na cerimônia de hoje em Brasília. Alguns, destes, por dificuldades de descolamento, não puderam comparecer.

Os municípios beneficiados nesta primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas em maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia. A operação será feita pela empresa Viasat, dos Estados Unidos, que foi contratada pela Telebras. “Graças à divulgação e contato com as prefeituras maranhenses que estamos fazendo, conseguimos ampliar o número de adesões nos últimos dias. Até quinta-feira passada eram apenas 57 municípios cadastrados. Hoje já temos 85. Vamos agora intensificar essa mobilização para integrar os 217 municípios”, garantiu Victor Mendes.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.