Em artigo, ex-prefeito de São João Batista pede a revitalização do Porto da Raposa

| 3 Comentários

O Porto da Raposa foi durante muitos anos a porta de entrada e saída para vários municípios da região da baixada maranhense, por onde escovam os produtos agropecuários da região e chegavam produtos manufaturados e gêneros alimentícios para suprir as necessidades da população. Além disso era o corredor natural de passageiros com destino a cidade de São Luís, utilizando-se barcos à velas e pequenas lanchas motorizadas.

A partir da década de 80 o movimento ali existente foi diminuindo, parte foi para a cidade de Cajapió e a implantação da Ma 014 levou o transporte rodoviário a toda da baixada, de Vitória do Mearim a Santa Helena, deixando o transporte marítimo totalmente abandonado, e assim o Porto da Raposa ficou relegado ao esquecimento e sem nenhum atrativo.

Eu sempre vou visitar aquele espaço que me traz boas recordações, não só das viagens nos tempos de estudante, mas também porque por acreditar muito no movimento do Porto, construí construí quando prefeito, o Aterro da Raposa com o objetivo de facilitar o acesso em qualquer época do ano.

Sempre pensei em criar as condições para que aquele logradouro fosse revitalizado. Uma empresa de pesca com três barcos, uma fábrica de gelo e caminhão frigorífico para distribuição do pescado, por exemplo. Muitas outras vezes chamei os moradores para incentivá-los a colocar pequenos bares, à beira do igarapé que com certeza iria atrair pessoas para tomar uma cervejinha bem gelada e comer um peixe ou camarão fritos. Falei com Jorginho, Fernando, Zé Maduro e outros, e insisti sempre até que tudo deu certo.

Hoje o movimento do Porto é só nos finais de semana, não mais com cargas, mas com pessoas querendo se divertir. Seria interessante o poder público investir neste momento de tanta euforia, na pavimentando da estrada, na construir de uma área de lazer e uma igreja que levaria o nome de São José. Ali está se tornando um point, e um polo turístico com certeza ali será implantado.

Sabe-se que duas emendas de dois parlamentares federais foram destinadas ao município, no valor de aproximadamente R$ 900.000,00, o suficiente para concretização dessas importantes obras. Já estamos com o projeto do Parque RECREATIVO bem próximo, na Ilha Grande, e também o projeto da estrada ligando a Bacabeira que passará a apenas dois quilômetros dali, portanto dando novas esperanças para que o nosso tão decantado Porto da Raposa retome a fama que já teve, agora com muita alegria, e local para todos se divertirem.

Luiz Figueiredo, ex-prefeito de São João Batista

3 Comments

  1. Parabéns, Luís Figueiredo, a matéria da postagem é extraordinária. Mostra um pouco da história de SJB, além de provar a necessidade do fomento por melhores dias, com garantia de contemplar os recursos naturais.

  2. Foi durante muito tempo o Porto mais importante da nossa baixada, acabaram com o porto e aeroporto dois meios de transporte importante, precisamos de um prefeito que veja melhor essa situação

  3. São João Batista, tem um potencial importantíssimo pra sair da estrema pobreza,
    seria na aria de Cacinicultura, e Piscicultura.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.