Dr. Zezão é homenageado pelo Hospital Universitário da UFMA por relevantes serviços prestados

A manhã desta sexta-feira, 05, foi marcada de emoção com a homenagem ao profissional do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), José Antônio Ferreira Bezerra, mais conhecido como Dr. Zezão, que por motivo de aposentadoria se afastará das atividades do hospital após 35 anos de serviços prestados com excelência. Ele é natural de Viana, mas mora atualmente em São Vicente, onde também casou-se com uma vicentina.

Dr. Zezão foi homenageado pelo hospital da UFMA

A surpresa aconteceu durante uma sessão clínica da Residência Médica. Na ocasião, o cirurgião e chefe da Unidade de Clínica Cirúrgica, Artur Serra Neto, preparou um caso clínico para discussão, mas, na verdade, o caso em questão era do “paciente” José Antônio Ferreira Bezerra, que foi acometido pela doença de querer trabalhar demais. Serra Neto discorreu sobre a história acadêmica e profissional do homenageado e entregou o certificado de Honra ao Mérito concedido pelo HU-UFMA.

A honraria é entregue às personalidades que se destacam no mundo acadêmico, compartilhando saberes e, acima de tudo, que colaboram com o crescimento e o desenvolvimento do Hospital Universitário da UFMA. Artur Serra Neto falou sobre a importância de se reconhecer o trabalho de um profissional tão dedicado. “É uma grande honra poder fazer essa homenagem ao colega que tanto contribuiu para o crescimento e fortalecimento da cirurgia em nosso estado. Quase 500 residentes passaram por suas mãos e esse momento aqui é reflexo do reconhecimento que temos pelo seu trabalho nesses 35 anos. Você é merecedor e o melhor agradecimento não passa pelas palavras, mas sim pelas ações”.

O evento aconteceu no auditório central da Unidade Presidente Dutra e contou com participação de um grande público formado por médicos, residentes, acadêmicos, equipe multiprofissional, apoio administrativo, equipe do ambulatório e equipe do centro cirúrgico. Além de familiares que chegaram de surpresa, o que deixou Dr. Zezão bastante emocionado.

O cirurgião Orlando Torres destacou a emoção de participar da homenagem. “Temos que sempre lembrar das pessoas que contribuíram com nossa formação, não só dizer o que a gente é hoje, mas lembrar de quem nos ajudou nessa caminhada” disse Orlando Torres, que aproveitou para presenteá-lo com um livro de sua autoria.

O vereador e cirurgião Gutemberg Araújo parabenizou a todos pela iniciativa. “É normal recebermos palmas e pompas quando entramos, mas na saída é bem diferente, muitos esquecem de todo trabalho construído por anos. E quando se faz uma sessão dessa para falar da vida de um profissional que contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da medicina no estado é de se louvar. Posso dizer que Zezão é de todos os cirurgiões que conheço o mais resolutivo, pois não adianta ter rapidez e não ter eficácia, e isso ele consegue ter com muita destreza”.

O cirurgião Waston Ribeiro, falou da gratidão de ter conhecido o Dr. Zezão. “Fui privilegiado, pois peguei como estudante a melhor safra de cirurgiões de urgência. Profissionais dedicados e compromissados. Devo muito do que aprendi ao Dr. Zezão e sou eternamente grato por isso”. Já o cirurgião Lages Neto, amigo pessoal do homenageado, destacou o grande amor dele pelo trabalho. “Ele é tão ligado ao trabalho e gosta tanto de operar, que tive que conversar com Helena, sua esposa, para tentar diminuir o ritmo dele para que não tivesse um problema de saúde”.

O cirurgião oncológico Itaguacy Coelho, bastante emocionado, não conseguiu falar muito, mas, mesmo com a voz embargada, destacou a importância do homenageado em sua vida. “Não consigo falar, só sei dizer que aqui tenho um pai. Só tenho o que agradecer”.

O homenageado José Antônio Ferreira Bezerra, comovido, agradeceu. “É um momento um pouco triste fazer uma despedida. Posso dizer que fui praticamente ‘parido’ por este hospital, lembro desde o primeiro plantão como acadêmico e também o primeiro como médico. Levarei comigo todas as lembranças, a primeira cirurgia, os professores que me ajudaram em minha caminhada, a convivência com acadêmicos e residentes. Agradeço a todos que passaram em minha vida”.

JOSÉ ANTÔNIO FERREIRA BEZERRA

Natural de Viana-MA, graduou-se em Medicina pela UFMA, 1983. Foi aprovado em concurso publico para o Hospital Presidente Dutra em 1984.  Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Presidente Dutra -1987 (antigo INAMPS), COCIMA – Socorrão I – Cirurgião de Trauma 1988 – 2008, Centro Médico Maranhense 1987 – 1997, Aprovado no Concurso Público Estado – Hospital Geral e Hosp. Carlos Macieira 1991, GAM – Hospital São Domingos 1988 … (chefias e direção técnica), Mestre em Medicina (Clínica Cirúrgica – UFPR) 2003, MEMBRO TITULAR DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIA DIGESTIVA 2000, MEMBRO TITULAR DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES – CBC -1999, MEMBRO TITULAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA LAPAROSCÓPICA – 1997, SÓCIO TITULAR DA SOBRACIL, SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA LAPAROSCÓPICA – 1993, MEMBRO ASSOCIADO DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES NA ESPECIALIDADE DE CIRURGIA GERAL – CBC – 1991, e MEMBRO ASSOCIADO DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIA DIGESTIVA (ACBC), ACBC – 1991. Por Alexsandra Jácome

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *