Publicidade

Dr. Marcone recebe visita de técnicos da Codevasf e discute implantação dos Diques da Baixada

| 0 comentários

O prefeito de Cajapió, Dr. Marcone, recebeu a visita dos técnicos da Codevasf para discutir a implantação do Projeto Diques da Baixada. Com extensão de 70.45 km, o projeto beneficiara diretamente 21 municípios e aproximadamente 500 mil habitantes da área denominada Baixada Maranhense, que se estende por mais de 20 mil quilômetros quadrados.

Na oportunidade, os técnicos falaram sobre a implantação do projeto na região e no município de Cajapió, além de detalhar os trâmites que estão sendo encaminhados na companhia e no Governo Federal para que a obra seja realizada em nossa região. Na oportunidade, representantes do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense estiveram presentes e também acompanharam a visita dos técnicos em Cajapió.

Os diques permitirão a contenção de água doce durante a estação chuvosa. As estruturas deverão armazenar a água que provém de uma precipitação média de 2.000 milímetros de janeiro a junho – e que no restante do ano é praticamente zero. O aumento da oferta hídrica deverá contribuir para a redução da pobreza e do êxodo rural na região, propiciando alternativas de trabalho e renda para as populações de Cajapió, Bacurituba, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer e Viana.

Além de prover água para consumo humano, os diques ampliarão o período de pesca artesanal, saciarão a sede de criações animais e poderão disponibilizar água para a agricultura familiar irrigada e para pastagens de pecuária leiteira; eles também darão viabilidade à circulação de canoas e suas estruturas devem possibilitar tráfego leve (bicicletas, motocicletas e carroças, por exemplo).

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.