Publicidade

Cultura de Matinha e da Baixada Maranhense é debatida e apresentada durante mostra em São Luis

| 0 comentários

A Prefeitura Municipal e a Academia Matinhense de Ciências, Artes e Letras realizaram neste sábado, 16 de setembro, a I Mostra de Cultura de Matinha, em São Luis. O evento foi realizado no São Luís Shopping e serviu para apresentar as diversas manifestações culturais da cidade e da Baixada Maranhense, além de discutir o momento cultural do município e da região.

A mostra foi realizada durante a Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense, realizada pela Associação Maranhense dos Editores Independentes. Na programação, estavam apresentações literárias de alunos, professores, diretores, poetas, escritores de Matinha e apresentações culturais como o Bumba-meu-boi de Matinha, Farra de Caixa e a dança do Baile de São Gonçalo, que se apresentaram para todos os presentes no shopping.

Além disso, um debate em torno do momento atual e do passado da cultura na região da Baixada Maranhense foi discutido com a presença da prefeita Linielda de Eldo; da presidente do Fórum em Defesa da Baixada, Ana Creusa; do graduando João Carlos; do presidente da Academia de Lestras de Matinha, Cesar Brito; do professor de História da UFMA, Manoel Barros e do vice-presidente da Academia Vianense de Letras.

Coordenado pelo Gabinete da Prefeita e pelas secretarias municipais de Educação e Cultura, a I Mostra de Cultura Matinhense foi a principal atração do shopping e levou o que há de melhor daquela cidade e da Baixada Maranhense. Para a prefeita Linielda de Eldo, a ação melhora a qualidade cultural e revigora um debate em torna da cultura de Matinha. No mesmo sentido, o secretário de Obras e Infraestrutura, Eldo Jorge, também destacou a realização do evento.

“Não existem palavras. Pela primeira vez na história de Matinha ultrapassamos as barreiras do que antes era utópico. A Cultura do nosso município foi apresentada para o público de São Luís. No Shoping São Luís aconteceu a primeira exposição Cultural do nosso município. Momentos marcantes, lindos de surpreender. Com o apoio da AMCAL, AMEI e FLAEMA fizemos um belo e brilhante evento. Agradecemos a todos que organizaram o evento”, disse Eldo Jorge. 

===

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.