Costinha assina Pacto Estadual pela Aprendizagem para melhorar educação em Olinda Nova do Maranhão

O prefeito de Olinda Nova do Maranhão, Costinha, esteve ontem em São Luis participando da solenidade de lançamento do Pacto Estadual pela Aprendizagem. O evento foi realizado no Palácio dos Leões e contou com diversas autoridades, prefeitos, deputados e com o governador do estado, Flávio Dino.

O gestor estava acompanhado de coordenadores da Secretaria Municipal de Educação, Antonio Carlos e Neta; e de diretores de escolas da Rede Estadual de Ensino, Zélia Costa. O pacto tem o objetivo de intensificar o regime de colaboração entre o estado e municípios, melhorando as condições de aprendizagem, ensino em idade adequada e aumento dos índices de permanência dos estudantes no ambiente escolar.

As metas e ações previstas para o Pacto são focadas na Educação Infantil e o Ensino Fundamental, que no Sistema Educacional Brasileiro é de responsabilidade municipal. O Governo do Estado irá auxiliar os municípios com a melhora na infraestrutura das escolas, formação de professores, oferta de assessoria técnico-pedagógica, entrega de kits pedagógicos e de veículos escolares (ônibus e lanchas), para garantir o acesso dos estudantes ao ambiente escolar.

Ao lançar o programa, Flávio Dino falou sobre a importância do pacto. “Nós temos esse ano a mensuração de um novo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e vamos continuar elevando a qualidade de ensino da rede estadual mas, também, queremos que os municípios caminhem junto conosco”, disse o governador Flávio Dino.

Para o governador, os entes devem trabalhar juntos para atingir melhores resultados para a educação maranhense. “Acreditamos que a união de esforços, nesse caso, vai garantir aquilo que desejamos que, neste ano, o Ideb cresça, e que cresça nos próximos anos. O Ideb crescendo significa qualidade de aprendizagem, os meninos aprendendo mais sobre todas as disciplinas”, acredita Flávio Dino.

Durante o evento, Costinha e os professores receberam o Documento Currículo do Território Maranhense, que servirá como base curricular para que as escolas elaborem seus projetos e planos de aulas de docentes para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, além de kits pedagógicos para o trabalho nas escolas dignas do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *