Confusão: em Penalva, duas chapas tomam posse para comandar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais

| 0 comentários

Uma confusão tem sido feita desde a eleição do Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Penalva. A questão, segundo os documentos encaminhados ao Blog do Jailson Mendes, é que no primeiro resultado, a Chapa 02, comandada pela sindicalista Ana Rosa venceu a Chapa 01, liderada pelo sindicalista Raimundo Reis. Porém, após uma recontagem dos votos e a anulação de uma urna no povoado Centro do Meio, a chapa liderada por Ana Rosa ficou com menos votos que o grupo liderado por Raimundo Reis.

Chapa 01 e Chapa 02 foram empossadas no mesmo dia em Penalva

Mesmo assim, na ultima quarta-feira, 13, as duas chapas foram empossadas dentro do prédio do sindicato. Uma foto de uma ata da comissão eleitoral mostra o resultado e mesmo faltando a assinatura de um dos membros, manda dá posse ao grupo de Raimundo Reis. Nessa situação, Ana Rosa ingressou na Justiça pedindo que o sindicato se abstenha de dá posse à chapa de Raimundo Reis, indeferida pela juíza Fernanda Flanklin Ramos, de Santa Inês, mas dando poderes para que a autora, nesse caso Ana Rosa, ser empossada.

E foi aí que a confusão se tornou. Tanto Ana Rosa como Raimundo Reis organizaram o ato de posse no mesmo prédio, dia e horário na cidade de Penalva, no lugar de Lucimar Nunes. O grupo da chapa 02 permanece no sindicato até hoje, alegando que a eleição foi feita nos mais diversos trâmites legais e o grupo da Chapa 01 tenta na Justiça resolver a situação. O blog mostra os documentos de toda essa confusão enviados ao titular desta página e reproduz o texto enviado pelo jornalista Marinildo Serejo, que fala sobre a posse de Ana Rosa.

Chapa 01

Ao mesmo tempo, fica a disposição do grupo de Raimundo Reis para, se achar necessário, enviar informações de como foi a posse dele. Vejam abaixo.

Empossada nova diretoria dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Penalva

Penalva – Tomaram posse nesta quarta-feira, (13) de junho, os membros da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Penalva, para o mandato 2018-2022, tendo Rosa Pinheiro dos Santos como presidente, que assume no lugar de Lucimar Nunes de Mesquita. Também tomou posse o Conselho Fiscal e Suplentes.

O evento aconteceu na sede do STTR de Penalva e ocorreu dentro dos trâmites legais. Contou com a presença de lideranças políticas locais e estaduais, como o deputado estadual Júnior Verde; Raimundo Monteiro, diretor da Executiva Nacional do PT; o vice-prefeito Robson Jansen (Careca da Cultura); vereador Alcemir; representando a FETAEMA (Federação dos Agricultores e Agricultoras Rurais do Estado do Maranhão), Sra. Bertolina Célia Martins Soares: Secretária de Políticas Sociais; O Sr. Jose Chateobrian Costa Rego: Secretário de Formação e Organização Sindical; Sra. Maria Lucia Vieira: Secretaria de Política Agrária; Sr. Antonio da Conceição da Silva: Secretario de Meio Ambiente; Marinaldo Mendonça, Ex-vice-prefeito de Penalva; Representando o Deputado Julião Amim o subsecretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Dr. Silvio Conceição Pinheiro; Sargento Dias do Corpo de Bombeiro do Estado do Maranhão; Secretária de Administração e Finanças da CUT, Jucelina Vale, entre outras autoridades e dezenas de trabalhadores rurais de Penalva.

Chapa 02

O deputado estadual Júnior Verde parabenizou a nova presidente e destacou a difícil vitória da Chapa II. “Estamos aqui representando a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, dando testemunho da legítima vitória de Ana Rosa, de acordo com a FETAEMA. Estamos juntos para trabalharmos em prol do trabalhador rural de Penalva”, disse. Para o Sr. Manoel Raimundo Maia Pinto, do povoado Santo Antônio, esse foi um momento de conquista para o STTR de Penalva. Segundo ele a nova diretoria tem todos os requisitos de melhorar as condições de vida do trabalhador rural.

“Estamos felizes, porque a diretoria que assumiu foi a que venceu as eleições com mais de 100 votos de diferença. A democracia se fez presente nesse pleito”, comemorou. Já o representante da FETAEMA, Sr. Jose Chateobrian – Secretário de Formação e Organização Sindical – lamentou a atitude da Chapa 1, derrotada na última eleição, que, apesar do parecer favorável da entidade a favor da Chapa 2, ainda tentou tumultuar a posse da diretoria vencedora, e, contra tudo e contra todos tentaram registrar uma ata de posse ilegítima, no cartório local, lamentou. “Apesar de todo esse contra tempo, parabenizo a nova presidente pela vitória, e que nesses próximos anos a nova diretoria possa ajudar a melhorar a condição de vida dos trabalhadores rurais de Penalva. A FETEMA está a disposição da nova diretoria para juntos trabalharem em favor do trabalhador rural”, declarou.

A presidente empossada, Ana Rosa, disse em pronunciamento ter consciência da responsabilidade e do compromisso que está assumindo, e destacou a importância da entidade na conquista de direitos para os trabalhadores rurais. “É através do trabalho e determinação da nova diretoria, que vamos alavancar o desenvolvimento do nosso sindicato. Este não é um sonho apenas da nova diretoria, mas de todos os trabalhadores rurais de Penalva”, destacou.

Decisão

Por Marinildo Serejo

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.