Publicidade

Conceição recebe nova ambulância para a população e vê avanços na saúde de São Vicente Ferrer

| 0 comentários

Mais seis cidades já contam com ambulância nova e completamente equipada para atender a população de maneira adequada. A entrega dos veículos foi feita nesta sexta-feira (02) pelo governador Flávio Dino, em cerimônia do Palácio dos Leões, em São Luís. Os municípios contemplados foram Porto Franco, Tufilândia, São Vicente Ferrer, Lago da Pedra, Carolina e São Luís Gonzaga.

A prefeita Conceição, de São Vicente Ferrer, recebeu o veículo e disse que “era uma tristeza não ter uma ambulância no município para transportar as pessoas”. Ela contou que os pacientes estavam sendo levados de carro particular. “Hoje eu me sinto feliz em receber essa ambulância para o nosso município.” Ela estava acompanhada de secretários municipais e de vereadores.

O governador Flávio Dino disse que a entrega das ambulâncias vem num momento em que a crise econômica nacional atinge as finanças dos municípios, daí a importância da parceria entre o Governo do Maranhão e as cidades. “A saúde é uma grande prioridade da população, por isso também é uma grande prioridade do nosso governo”, afirmou Flávio. “As ambulâncias são um sinal a mais nesse espírito de parceria. É uma ação importante porque diz respeito ao dia a dia das cidades, da população. Fico feliz em poder, a cada semana, ajudar tantos municípios do Maranhão.”

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, afirmou que “com a entrega das ambulâncias, a gente ajuda os municípios nesse momento de crise e, sobretudo, garante ao paciente um transporte com mais segurança”. Ele acrescentou ainda que os veículos fazem parte de uma política mais ampla de reorganização das redes de saúde das cidades.

As ambulâncias

As ambulâncias têm capacidade para atender como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). São equipadas com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo. Ainda na lista de equipamentos, as ambulâncias contam com respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos.

Os veículos são equipados com sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico. Foram investidos R$ 960 mil nos seis veículos entregues nesta sexta-feira.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.