COMITIVA JOANINA PARTICIPA DA II CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL EM VIANA

Uma comitiva de São João Batista participou nos dias 01 e 02 da II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizada em Viana. Da cidade estavam o secretário adjunto de Agricultura, Zé de Beja; a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Elza Marques, e os representantes dos Fóruns da Juventude na Baixada Maranhense, Jailson Mendes, Fernando Santos, Dunga e Laercio Freire.
O Colegiado Territorial convocou gestores públicos, dirigentes de entidades e instituições, representantes de organizações e movimentos sociais envolvidos com o desenvolvimento rural sustentável, para participarem da Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CTDRSS) do Território região dos Campos e Lagos Maranhenses, que foi realizada no começo deste mês, no auditório do STTR de Viana. 
A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Codeter, Alvaro Jardim; pelo prefeito de Viana, Chico Gomes; pelo representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ney Jeferson; e por secretários municipais de Viana. Durante os dois dias foram discutidas propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual, que será realizada ainda este mês. Organizações como Instituto Formação, Fóruns da Juventude, STTRs, Secretarias Municipais, Quebradeiras de Coco, Associações, ADS, Codeter e outras também se fizeram presentes. No final do encontro os jovens Jailson Mendes, Dunga foram eleitos para representar a Juventude da Baixada Maranhense na etapa estadual, juntamente com mais um jovem de Viana, Inaldo. E ainda a representante do STTR de São João Batista, Elza, também foi eleita para a estadual.
A Conferência Territorial, etapa obrigatória para a realização da 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRSS), teve um caráter político, formativo e de mobilização, para construção participativa de um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário sendo definido de indicativos para revisão/atualização do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável.

CONFERÊNCIA NACIONAL

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) realizarão, de março a outubro deste ano, a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS).
O objetivo central da 2ª Conferência é a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, de forma participativa, envolvendo nesse processo representações das diversas instâncias de governo, além da sociedade civil organizada. Entre março a outubro de 2013 serão realizadas conferências territoriais, intermunicipais, municipais, estaduais, distrital, setoriais e livres.

Serão agricultores familiares, assentados da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, jovens, representantes do poder público e da sociedade dos 26 estados do país e do Distrito Federal planejando o Brasil rural e seu papel no desenvolvimento nacional.
A 2ª CNDRSS se insere na estratégia de fortalecimento de espaços e formas de diálogo e participação social, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos pelo Governo Federal, reafirmando e atualizando as resoluções da 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário que resultaram, especialmente, na formulação da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural – PDBR, base para a construção do Plano Nacional.

Fonte: Folha de SJB 

EQUIPE DE REDAÇÃO DO BLOG DA AGÊNCIA DE SJB
Termo de uso
Política de moderação de comentários: O autor Jailson Mendes mantém a qualidade, atualidade e autenticidade das informações por ele apresentadas no presente blog, mas não se responsabiliza por informações/opiniões de terceiros. Ao comentar neste blog, você assume toda a responsabilidade pelo conteúdo postado. O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *