CIDADE DISCUTE PLANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E PLANO DIRETOR COM A CONLAGOS

A Prefeitura Municipal de São João Batista e o Consórcio da Região dos Lagos Maranhenses (Conlagos) discutiu na última semana a criação do Plano Diretor e o Plano Municipal de Resíduos Sólidos. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a participação de membros do Poder Executivo e técnicos do consórcio público. A reunião foi organizada pelo secretário de Governo, Assis Araújo, coordenador dos planos.
Secretário Assis Araújo
Estiveram presentes também os secretários municipais da administração, vereadores e membros das pastas municipais. De acordo com o secretário de Governo, a criação dos planos é de suam importância para a cidade de São João Batista. “É um plano que direciona o crescimento da cidade de forma ordenada; organiza o crescimento e o funcionamento, dizendo qual o é o destino de cada parte da cidade e vale para todo o município, ou seja, para a área urbana e a área rural. Está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município”, disse Assis Araújo.

O Plano Diretor é obrigatório para as cidades com mais de 20.000 habitantes, pertencentes a regiões metropolitanas e aglomerados urbanos, em áreas de especial interesse turístico e em áreas de influência de empreendimentos de significativo impacto ambiental. “A ideia do Conlagos é agregar os municípios em regionais para diminuir as despesas na elaboração dos projetos vinculados aos planos citados e auxiliar, disponibilizando profissionais especializados, na assessoria dos Planos de Gestão Urbana e Ambiental”, disse a Maria de Lurdes, técnica da Conlagos.
Para a elaboração dos planos, a comunidade terá papel fundamental uma vez que as ações têm objetivos de médio e longo prazos (de 10 a 20 anos, dependendo do plano). Por isso, serão realizadas audiências públicas na zona urbana e rural do município. O passo seguinte é confecção da base cartográfica para a elaboração das estratégias de ação. No final da reunião foi realizada a eleição para o Comitê Executivo dos Planos Municipais, que será coordenado pela Secretaria de Governo e a eleição da coordenação, que ficará a cargo de todas as secretarias municipais. Assis Araújo apontou que o prefeito, Amarildo Pinheiro, não pode se fazer presente na reunião, mais que apoiará e buscará soluções para o melhoramento da cidade como um todo.

CONLAGOS


O Conlagos (Consórcio da Região dos Lagos Maranhenses) tem como missão o desenvolvimento, articulação e fortalecimento das políticas públicas municipais dentro de um contexto regionalizado. Atualmente o Consórcio possui 26 municípios associados divididos entre os biomas da Baixada e Lagos Maranhenses, regiões ricas em recursos naturais, potencial cultural e turístico, mas que possuem pouco investimento por parte do poder público. O Prefeito de Cajapió, Nonato Silva, está na vice-presidência do Consórcio que é presidido por Ribamar Alves, Prefeito do município de Santa Inês.

Os projetos dos Consórcios Intermunicipais surgiram da necessidade de seus gestores em atenderem a demanda de problemas relacionados às políticas públicas existentes em seus municípios que, na maioria dos casos, é uma preocupação e um problema que atinge toda uma região. É muito mais econômico buscar parceria com outros municípios, possibilitando soluções que satisfaçam todas as partes com desembolso menor de recursos e melhores resultados finais.  
EQUIPE DE REDAÇÃO DO BLOG DA AGÊNCIA DE  SJB

Termo de uso
Política de moderação de comentários: O autor Jailson Mendes mantém a qualidade, atualidade e autenticidade das informações por ele apresentadas no presente blog, mas não se responsabiliza por informações/opiniões de terceiros. Ao comentar neste blog, você assume toda a responsabilidade pelo conteúdo postado. O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *