Publicidade

Carreta da Mulher realiza mais de mil e trezentos atendimentos em São Vicente Ferrer

| 0 comentários

Como parte das políticas públicas voltadas para as mulheres, o Governo do Maranhão, através da Secretaria da Mulher está percorre municípios do estado em mais uma etapa da itinerância da ‘Carreta da Mulher Maranhense’ e chegou esta semana em São Vicente Ferrer. A carreta foi recebida pela prefeita Conceição Castro e sua equipe, que acompanhou as atividades que levaram a mais de mil e trezentos atendimentos durante o evento.

Nos dias que foram realizados no município de São Vicente Ferrer, 190 mamografias, 450 preventivos, 295 aferição de PA, 295 testes de glicemia, 30 vacinações e 450 testes rápidos realizados (HIV, hepatite B e C, sífilis). Essa ação foi uma parceria da SEMU( Secretaria Estadual da mulher ) com a secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de saúde, e organizada por Lourdes Barros (coordenadora da mulher), Thecia Figueiredo (coordenadora do CREAS) e Priscila Penha (coordenadora do CRAS), comandadas pela secretária Maria DuCarmo Freitas, de Assistência Social.

A carreta é um conjunto de ações integradas e intersetoriais que disponibiliza serviços de orientação jurídica e sócio–assistencial, palestras sobre a Lei Maria da Penha, saúde da mulher negra, bolsa família, nutrição e exames que previnem o câncer do colo de útero. Recebem destaque os estandes da Ouvidoria da Mulher e a Biblioteca Maria da Penha, ambos da Secretaria da Mulher, que trabalham a aplicabilidade da Lei Maria da Penha e orientações sobre a rede atendimento para mulheres em situação de violência doméstica.

Na área de saúde, os serviços são dos mais diversos: papanicolau, teste de hanseníase, glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites, vacinas contra HPV, orientações sobre a saúde reprodutiva e sexual e outros serviços oferecidos de acordo com a disponibilidade e parceria do município. A equipe da SEMU esteve no município de São Vicente Ferrer e realizou com apoio da Prefeitura Municipal através da prefeita Conceição Castro, 1385 atendimentos. Um dos melhores resultados entre os municípios já percorridos pela equipe do SEMU em todo o estado.

O sucesso no atendimento se deu pelo empenho da prefeita municipal que estendeu o convite a todas as mulheres do município durante a semana anterior a chegada da carreta e a toda equipe da secretaria de saúde do município que se empenhou o máximo para que as mulheres do município buscassem o atendimento. Para a prefeita Conceição, disponibilizar serviços de saúde que deem atenção às mulheres ajuda a reverter os casos de câncer. “É comprovado pelas pesquisas que todo câncer, quando descoberto em fase inicial, é curável. Foi pensando nisso, que solicitamos a carreta ao Governo do Estado na intenção de desenvolvemos políticas públicas transversais em parceria, para a realização de ações preventivas, somadas as demais ações da Carreta da Mulher para ampliar a cobertura desses atendimentos as mulheres de São Vicente” comentou a prefeita.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.