Publicidade

Caravana de produtores de Olinda, São Vicente, São João Batista e outras cidades participam de exposição no Ceará

| 1 Comentário

Um grupo formado por 35 pequenos empreendedores rurais, ligados ao segmento da ovinocaprinocultura, está de malas prontas para embarcar em uma missão técnica que tem como destino a Embrapa Caprinos e Ovinos, maior centro de excelência no assunto do Brasil, localizada na cidade de Sobral, no estado do Ceará. Produtores e autoridades políticas das cidades de Pinheiro, Bequimão, São Bento, São João Batista, São vicente, Olinda Nova, Brejo e Vargem Grande participam do evento que termina hoje.

A missão técnica “Expocapril no Sertão”, é uma iniciativa inédita do Sebrae Maranhão, através da sua unidade regional em Pinheiro e tem como principal objetivo a promoção do acesso à informação e a tecnologia na criação, manejo, aproveitamento e comercialização de caprinos e ovinos, de uma maneira que os conhecimentos e técnicas adquiridas durante a missão, possam ser aplicados e disseminados a outros criadores no território maranhense.

A programação reúne uma série de visitas técnicas, como a que acontecerá a comunidade de Taperuaba uma das referências em caprinocultura na região, e palestras sobre produção e comercialização da cadeia produtiva de ovinos e caprinos, que serão guiadas pela equipe do Sebrae no Ceará. A Embrapa preparou um cronograma de atividades específicas que incluem uma visita técnica ao Campo Experimental do Centro Nacional de Pesquisa em Caprinos e Ovinos e a fazenda Lagoa Seca, que fica localizada no município de Cariré-CE e possui uma unidade de referência com tecnologias da Embrapa em seu sistema de produção.

Os produtores conhecerão ainda a comunidade rural Sítio Areias e sua unidade de aprendizagem em tecnologias da Embrapa. De São João Batista, está o zootecnista Nélio Freitas e o ex-secretário de Educação, Aguiar Santos; de Olinda Nova do Maranhão, está o presidente da Câmara de Vereadores, Robson da Pampa e de São Bento, o prefeito Luizinho Barros, entre outros produtores das outras cidades da Baixada Maranhense.

A programação ainda terá espaço para oficinas especializadas em manejo de rebanho, onde os produtores conhecerão novas técnicas de controle integrado de verminose; elaboração de escrituração zootécnica; técnicas de forragicultura; sistemas Agroflorestais e orçamentação forrageira. O grupo retorna para o Maranhão ainda hoje, quarta-feira.

Folha de SJB

One Comment

  1. Parabéns aos nossos produtores

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.