CAMINHADA INICIA CAMPANHA ‘NOVEMBRO AZUL’ EM SÃO JOÃO BATISTA

| 0 comentários

Uma caminhada deu início a Campanha Novembro Azul na cidade de São João Batista. O evento foi realizado no ultimo dia 10 e reuniu profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que organizou a ação, e representantes da comunidade. A caminhada saiu da Praça do Viva e só terminou na Praça de Eventos com uma peça teatral encenada pelos próprios profissionais para chamar a atenção do público alvo e apresentação teatral.


O mês de outubro é sempre especial. Graças ao “Outubro Rosa”, campanha deprevenção e conscientização contra o câncer de mama, milhares de mulheres em todo o Brasil são estimuladas a fazer o autoexame e darem início ao tratamento – quando necessário – para tratar da doença o mais cedo possível. Agora o mês de novembro já chegou e o foco é outro: é tempo do Novembro Azul. A campanha muda de direção e mira nos homens para falar de um assunto que ainda é tratado como tabu por muitos: a prevenção do câncer de próstata. O dia 17 de novembro é o dia mundial de combate contra a doença.

“O câncer é um dos males deste século e a Secretaria Municipal de Saúde tem se preocupado muito em todas as esferas no combate a essa terrível doença que tem assolado a humanidade. Já fizemos a campanha Outubro Rosa aqui em São João Batista e agora estamos com a campanha Novembro Azul. Essa é uma campanha de conscientização contra o câncer de próstata, pensando neste público e na necessidade de atendimento, a secretaria de saúde lança visando atender a população masculina”, disse a secretária de saúde, Sandra Lacerda.

A campanha Novembro Azul ganhou força nos últimos anos, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou ideias de projetos e ações para fomentar os homens a buscarem mais informações sobre a doença e fazerem os exames de rotina, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. O instituto é “uma instituição brasileira sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), idealizada em 2008. Desenvolve conceitos e projetos, além de apoiar e implantar ações voltadas ao campo da humanização em saúde e da atenção integral ao cidadão em diferentes fases da vida”, como seu próprio site o descreve.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.