Publicidade

Artigo: A Baixada Maranhense, grandiosa e desenvolvida

| 5 Comentários

Luiz Figueiredo

Essa imensidão de campos naturais, com a formação de grande qualidade de ilhas e terras altas, a maioria a beira campo, forma uma das micro regiões mais bonitas do país, semelhante somente ao Pantanal de Mato Grosso; áreas férteis e produtivas que precisam tão somente de um programa de desenvolvimento para aqui ser implementado.

Para viabilizar os recursos e os meios necessários, precisamos em primeiro lugar criar órgão de desenvolvimento regional, possivelmente uma Agência ou Superintendência, com autonomia administrativa e financeira , onde seriam elaborados e encaminhados os projetos aos órgãos estaduais, federais e até organizações internacionais.

Esse órgão de desenvolvimento regional seria composto principalmente por técnicos da região, conhecedores da nossa realidade que certamente apresentariam soluções viáveis, nada de projetos mirabolantes, as soluções são práticas e de baixo custo. Assim teríamos prioritariamente a construção dos diques e da estrada via Bacabeira, reduzindo a distância em mais de 200 km e desafogando os ferry-bouts, reduzindo o preço das passagens, dos fretes e economizando combustível.

Incentivo a pecuária, especialmente a criação de bovinos, suínos, caprinos e ovinos, e de búfalos confinados. Projetos de psicultura, carcinicultura, apicultura e criação de patos e marrecos. Implantação dos campos agrícolas comunitários, para produção de farinha de mandioca, milho, feijão, melancia e hortaliças; plantação de cana de açúcar, girassol e algodão; incrementar a produção de aguardente de cana; pequenas usinas de etanol; aproveitando integral do babaçu; preservação da palmeira.

Além disso, é preciso ter o controle da caça e da pesca predatórias; formação de consórcios intermunicipais rodoviários; unidade volante para de produtos agro veterinários (ferramentas, sementes, arame, agrotóxicos e medicamentos); incentivo ao cooperativismo; cursos de capacitação objetivando integrar os jovens ao programa; duas patrulhas rodoviárias localizadas em Viana e Pinheiro para manutenção das MAs;  retirada das cercas dos campos naturais; Construção da barragem no Rio Maracu para evitar a salinização dos lagos; e outros.

Espero que o Fórum em Defesa da Baixada, na pessoa do seu idealizador e grande incentivador, Dr Flávio Braga, complementando estas sugestões possa elaborar um grande programa de desenvolvimento da nossa querida. A Baixada é solução!

Luiz Figueiredo, ex-prefeito de São João Batista

5 Comments

  1. Muito bom esse artigo
    Luiz tem visão e é competente
    Foi o melhor prefeito que já tivemos

  2. Gostei muito precisamos muito desses trabalhos Luis é competente, a Maria José tem razão se tivesse prefeito assim nossa cidade tava melhor

  3. Gostei muito precisamos muito desses trabalhos Luis é competente, a Maria José tem razão se tivesse prefeito assim nossa cidade tava melhor esses prefeitos que já passaram aí só mete raiva

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.