Após acordo na base de Alcântara, Abdon Marinho sugere construção de ponte entre Bacabeira e Cajapió ou São João Batista

Abdon Marinho

Em artigo, o advogado Abdon Marinho sugeriu que o acordo entre Brasil e Estados Unidos sobre a base de Alcântara pode ser uma oportunidade de melhoramento entre a Baixada Maranhense e Bacabeira, diminuindo o tempo e possibilitando melhorias na economia da região.

Para ele, o acordo é uma chance de mudar a realidade econômica do Maranhão, especialmente de Alcântara. “Criado em 1983, ou seja, há quase quarenta anos, o Centro de Lançamentos de Alcântara – CLA, não representou melhoras (talvez o contrário) na vida dos alcantarenses. O município, um dos mais antigos do estado, com quase quatrocentos anos, amarga indicadores econômicos e sociais baixos –como em todo Maranhão”, comentou.

O advogado disse que “a exploração comercial do CLA, não apenas pelos Estados Unidos, mas também por outros países, da Europa ou mesmo da Ásia, poderá mudar essa realidade e transformar economicamente não apenas Alcântara –que sobrevive graças aos repasses externos recebidos, que representam 96,1% de sua receita, segundo o IBGE –, o seu entorno, mas a economia de todo o Maranhão”.

Para ele, “inicialmente, para que haja viabilidade desta exploração comercial, será necessário melhorar a infraestrutura de transporte para fazer chegar peças, equipamentos, satélites e mesmo pessoas ao CLA” e citou os investimentos que poderiam vim a melhorar a Baixada Maranhense.

“Isso implica numa ampliação do próprio centro de lançamento, do Aeroporto Cunha Machado, do Porto do Itaqui, e da infraestrutura viária, com uma nova ponte ligando o Município de Bacabeira a Cajapió ou São João Batista (já que não parece viável financeira mente uma ponte marítima pela Baia de São Marcos) e a construção e/ou ampliação, com melhoria, das rodovias, ligando estes municípios ao Município de Alcântara, onde está localizado o CLA”.

Esse é um projeto antigo defendido pelo ex-prefeito Luiz Figueiredo, que já foi discutido em vários encontros e apresentado para vários deputados e governadores. Infelizmente, até agora, não foi implantado e nem destinado recursos. O artigo completo do advogado Abdon Marinho pode ser acessado AQUI.

6 respostas para “Após acordo na base de Alcântara, Abdon Marinho sugere construção de ponte entre Bacabeira e Cajapió ou São João Batista”

  1. O senador Roberto Rocha durante a campanha dele ao governo do estado, ele mostrou em uma sabatina vários projetos que ele tem para o estado e um deles é esse ligando Bacabeira a Cajapió e vários municípios da baixadas seria interligados.

  2. Como a criação dessa ponte ligando esses municípios iria diminuir o tempo de chegada dessas populações até a capital e vice e versa,tem outra ponte que poderia ser criada é de Anajatuba a São João batista.só assim acabaria com a humilhação que passamos com esses ferry.Coisa que o próprio governo do estado não tem interesse que se construa devido os lucros que essas populações dão anual tanto para o estado quanto aos empresários dos ferryboute.

  3. Excelente ideia , já existe vários projetos de nomes diferentes nesse sentido , devíamos nos unir e lutar pela viabilização nos poderes competentes. Parabéns Doutor Marinho a baixada agradece mais essa iniciativa.

  4. Os próprios americanos podem e devem participar da construção e esse projeto devem ser apresentados a eles até porque eles não conhecem a região! Párabes aí pela idéia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *