Após 7 mandatos: Cabeça é empossado presidente da câmara de São João Batista sem a presença de 5 vereadores

O vereador Cabeça foi empossado ontem, 01, como novo presidente da Câmara de Vereadores de São João Batista. A posse foi realizada sem a presença de 5 vereadores que não participaram da escolha dele na última sessão e, inclusive, o já ex-presidente da casa, vereador Assis Araújo, faltou à posse.

A cerimônia que tornou Cabeça líder do Parlamento Joanino foi iniciada por volta das 11 horas desta terça-feira e teve dois momentos. O primeiro composto por uma Mesa de Abertura, que estavam presentes o vereador Cabeça; os professores Jaqueline Viana, Valdeci Pinto e Manoel; o advogado Dr. Ferreira e o jornalista Jailson Mendes.

Representando a Igreja Católica, Valdeci deu as bençãos ao novo presidente e parabenizou Cabeça. Após isso, já na segunda fase da posse, foram chamados os outros vereadores, Chico de Nhozinho, Louro, Jorge de Baduca, Lurdilene e Tales Pinheiro, para a mesa e numa rápida cerimônia presidida pelo vereador Louro, Cabeça foi empossado.

Abrindo a sessão para quem quisesse se manifestar, o novo presidente deu voz ao advogado Dr. Ferreira, que destacou o feito dos seis vereadores presentes e criticou a ausência dos demais parlamentares. Em seguida, os 5 que estavam presentes discursaram, parabenizaram Cabeça e prometeram mudanças no Parlamento.

Ao usar da tribuna e agradecer a presença de familiares, amigos e eleitores, Cabeça disse que irá fazer uma gestão comprometida e pensando no povo. Único parlamentar com 7 mandatos consecutivos, o novo presidente demonstrou independência entre o Legislativo e Executivo e criticou a gestão de João Dominici. Após a sessão, ele convidou todos os presentes para um almoço em sua residência. Lá, além de familiares, vereadores e amigos, estiveram a vice-prefeita do município de Olinda Nova do Maranhão, Moça de Riba, e a vereadora Rose, também do município olindense.

Relação com o Executivo

Cabeça assume a presidência da casa com 7 mandatos como vereador e é o mais experiente parlamentar da atualidade. Publicamente, o grupo de 6 vereadores ainda não fala em rompimento com o prefeito João Dominici, mas a ausência dos demais vereadores abre brecha para uma crise política que pode ter consequências mais graves.

O ex-presidente Assis Araújo ainda não questionou a eleição de Cabeça na Justiça, mas ele não descarta a convocação de uma nova eleição até fevereiro. Há quem diz que o principal articulador do governo, Eduardo Dominici, tenha tido cautela após a eleição de Cabeça e estuda respeitar a posição dos seis vereadores.

Folha de SJB

10 respostas para “Após 7 mandatos: Cabeça é empossado presidente da câmara de São João Batista sem a presença de 5 vereadores”

  1. Se esse grupo souber conduzir os trabalhos seria bom, estão com a faca na mão e o queijo esta vindo de bandeja, basta saber se articular e fazer o que o povo quet, e não ficar de 4 para Dudu…
    Tem que ter postura e pulso firme, e cabeça seria uma boa opcao para prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *