A pedido do Codeter e Labex, especialista faz visita técnica na antiga Granja de São João Batista

| 0 comentários

A pedido do Colegiado Campos e Lagos Maranhense (Codeter) e do Laboratório de Extensão Rural da Uema (Labex) o médico veterinário doutor em avicultura, professor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) João Soares Filho, visitou no dia 23 deste mês, a antiga Granja da cidade de São João Batista.

A visita técnica foi realizada na tarde desta terça-feira e reuniu o Núcleo Diretivo do Codeter, especialistas do Labex e membros de administrações municipais e câmara de vereadores como o prefeito de Olinda Nova do Maranhão, Costinha; secretários municipais de São João Batista e Olinda Nova, além de vereadores e membros do Fórum da Juventude de São João Batista.

A visita era para ver a possibilidade de reativação da granja, a nível territorial, que foi o maior projeto auto sustentável de geração de renda e de melhoramento genético de aves caipiras (galinhas) já implantados na Baixada Maranhense e no Estado do Maranhão. No auge do desenvolvimento do projeto a granja chegava a produzir três mil (3.000) pintos por semana, cinco mil (5.000) ovos por semana e uma comercialização que abastecia pequenos e grandes criadores de dentro e fora do município.

A procura pela produção da granja (ovos e pintos) era tanta que carecia de agendamento prévio para atender a demanda de interessados. Hoje nada disso existe e o grande projeto público que se tornou patrimônio do município e orgulho dos joaninos, além de ser uma referência de bom resultado na administração pública é hoje um amontoado de tralhas e sucatas inservíveis, apesar de já neste governo receber a visita da Agerp, que prometeu ajudar, mas até agora não se resolveu nada.

Segundo a coordenadora do Codeter, Zulmira Mendonça, a intenção da visita é viabilizar a reativação do empreendimento que tem um grande potencial econômico. A avaliação foi referendada pelo professor João, que apesar de ver algumas falhas no projeto, elencou diversas alternativas de melhorar a Granja e voltar a funcionar. Após essa visita, o Codeter vai elaborar um relatório técnico e buscará apoio para a reativação desse projeto.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.